02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Vamos celebrar TODAS as cores?

02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Vamos Celebrar TODAS as cores?

“Esse dia nos lembra que o alegre, O COLORIDO existe da junção de varias cores diferentes. Que saibamos colorir nossas vidas, trazendo para perto, para o coração, as cores, pessoas, sabores e ideias diferentes, pois essas são imprescindíveis para nos colorir e nos evoluir como humanos. Débora Clais

Nesta sexta-feira, 02 de abril é celebrado O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de orientar a sociedade e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, derrubando preconceitos e esclarecerendo o tema.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com eventos públicos, palestras, movimentos e campanhas que acontecem por várias cidades brasileiras. A  campanha “Respeito para todo Espectro” é uma delas, a qual tem plantado sementes de inclusão e colhido frutos em forma de olhares mais amorosos. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele. Também neste dia, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Pode ser  percebido nos primeiros anos de vida. O  TEA manifesta-se de diferentes formas em cada indivíduo, por isso o termo espectro é adotado. O autista olha pouco para as pessoas, em casos mais graves, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação social.

Após o diagnóstico, é indicado uma série de tratamentos e habilitação / reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldades no desenvolvimento da linguagem, interações sociais, comportamento repetitivos, gama restrita de interesse, entre outros aspectos. Para essas  particularidades é indicado cuidados especiais e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

Eles apresentam aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Cerca de 10% das pessoas com TEA tem grandes habilidades, artísticas, musicais e de memória (savantismo), muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, tornam-se profissionais ou artistas incríveis.

Terapias, medicamentos e muito amor e carinho auxiliam na qualidade de vida do autista e seus familiares.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade.

A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para todos os efeitos legais, é considerada uma pessoa com deficiência. Desse modo, há leis específicas que garantem os direitos de quem possui TEA. A  Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012 , por exemplo, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com essa lei, são direitos da pessoa com TEA:

  • I - a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;
  • II - a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;
  • III - o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:
  • a) o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo;
  • b) o atendimento multiprofissional;
  • c) nutrição adequada e terapia nutricional;
  • d) os medicamentos;
  • e) informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento;
  • IV - o acesso:
  • a) à educação e ao ensino profissionalizante;
  • b) à moradia, inclusive à residência protegida;
  • c) ao mercado de trabalho;
  • d) à previdência social e à assistência social.

Temos ainda a  Lei nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020,  que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), de expedição gratuita. De acordo com o texto da lei, a Ciptea tem por objetivo  “garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. ”Essa lei também é conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui TEA.

“Esse dia nos lembra que o alegre, O COLORIDO existe da junção de varias cores diferentes. Que saibamos colorir nossas vidas, trazendo para perto, para o coração, as cores, pessoas, sabores e ideias diferentes, pois essas são imprescindíveis para nos colorir e nos evoluir como humanos. ”Débora Clais

           

Fonte: Débora Clais