A importância da Meditação para Saúde Mental

Meditar para não Pirar

A importância da Meditação para Saúde Mental

Meditar para não  Pirar

No ultimo artigo, escrevi sobre a importância do repouso. Em tempos onde vivemos atarefados, sempre com vários compromissos, tirar um tempinho para descansar é mais que necessário.

Algumas pessoas utilizam atividades como viajar, ler, ouvir música com esse objetivo. No entanto, o que elas desconhecem é que uma ótima alternativa para isso é a meditação. Você já ouviu falar nela? Apesar de ter origem na cultura oriental, ela tem sido uma prática cada vez mais adotada por todos. Sua origem oriental e sua raiz estão nas filosofias espirituais. Do latim “meditare”, que significa “voltar-se para o centro”.

Essa técnica auxilia a compreender no que consiste nossa essência, distanciando-nos da correria do dia a dia, das atribulações e confusões de pensamentos e da conveniência de alguns hábitos. Entendendo tudo isso, somos capazes de nos reconectar com nós mesmos.

A respiração é, frequentemente, utilizada como uma ferramenta meditativa. Desta forma, quanto mais focada a mente, menos perturbações e desequilíbrios nos afetarão, o que possibilita o desenvolvimento de um estado emocional e mental melhor, por meio da diminuição do sofrimento psicológico e potencialização de aspectos positivos.

No entanto, diferentemente do que se possa imaginar, não existe apenas um tipo de meditação. A técnica de mindfulness tem sido muito utilizada nos consultórios terapêuticos e contribuído de forma significativa nos tratamentos de ansiedade e Sindrome do Panico.  Além dessa técnica existem outras como a meditação transcendental, raja yoga, vipassana entre outras.

Quais são os benefícios da meditação?

  • Melhora a respiração e a circulação

A respiração conduzida durante uma meditação tem efeitos que transpassam o momento em que a técnica é realizada. Com isso, tem-se melhora na respiração e também na circulação sanguínea.

  • Auxilia no Autocontole 

Quando nos desligarmos de tudo ao nosso redor para nos concentramos em nossa respiração e, também, no nosso interior reduzem os níveis de estresse e de ansiedade.

  • Ajuda a dormir melhor

Com a redução da ansiedade e do estresse, através da meditação, conseguimos obter aumento da qualidade do sono.

  • Melhora do humor

Como é de se imaginar, redução de estresse e ansiedade e aumento da qualidade do sono são fatores que colaboram para a melhora do humor. Dessa maneira, ao meditar, nos tornamos mais bem-humorados e passamos a enxergar situações de forma mais positiva.

  • Autoconhecimento e Autoestima

Através da meditação, da conexão com o agora, nos possibilita perceber a beleza do presente e, muitas vezes, atitudes que requerem mudança passam despercebidas por muito tempo por nós. Ao nos conectarmos conosco na meditação, somos capazes de dar maior atenção ao presente, vivendo-o de maneira plena.

  • Amplia a a concentração e memória

A ideia de meditação muitas vezes está ligada a esvaziar a mente a qualquer custo. No entanto, esse pensamento não está de todo correto. Assim, ainda que alguns pensamentos insistam em surgir durante a prática,  treinamos para nos tornar capazes de acolher ou afastá-los. Essa prática auxilia, assim, a executarmos a manobra durante nosso dia a dia também, identificando pensamentos e nos concentrando mais facilmente.

  • Aumento das Emoções Positivas

A meditação estimula a atividade da área do cérebro denominada hipotálamo, responsável por funções biológicas como regulagem da temperatura corporal, controle do apetite e do ciclo do sono, entre outras. Sendo assim, meditar é uma maneira não só de se manter saudável, como também de obter sensação de prazer e de bem-estar corporal.

A meditação é uma prática acessível a todos, não necessita de equipamentos e  podemos encontrar materiais como livros, aulas, projetos disponibilizados de formas gratuitas, por meio de aplicativos, vídeos no YouTube, grupos presenciais e virtuais, entre outros.

Além disso, a meditação pode ser realizada em poucos minutos e só precisa de um local silencioso, preferencialmente, onde você se sinta confortável. Para técnica de mindfulness é necessário apenas que você esteja consciente no momento presente o que pode ser enquanto você toma seu banho, faz uma caminhada, no carro dirigindo, entre outras atividades rotineiras.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da meditação, bastam poucos minutos diários para conquistar uma melhora na qualidade de vida. Dessa forma, não deixe de inseri-la no seu dia a dia lembrando da importância em torná-la um hábito e realizá-la cotidianamente para sentir seus efeitos positivos.

Para finalizar, encerro com uma singela reflexão de Buda:

"Uma vez que você se volta para dentro, a meditação começou. Meditação significa a capacidade de ser alegre sozinho, a capacidade de ser feliz consigo próprio, a capacidade de fazer companhia a si próprio. Estar consigo próprio é meditação. Não há necessidade do outro na meditação: a alegria da solidão, não a miséria da solidão, é meditação.”

Fonte: Debora Clais