A tríade para uma saúde bucal de excelência na infância


A tríade para uma saúde bucal de excelência na infância

A ida das crianças ao consultório odontológico para consultas preventivas, atualmente, tem sido cada vez mais frequente e estimulada pelas famílias. O cuidado com a saúde bucal deve ser levado em consideração muito antes da erupção do primeiro dente da criança. Cientes da importância das consultas de rotina e, lembrando que os pequenos requerem uma abordagem diferenciada, os responsáveis procuram proporcionar experiências diferentes das quais tiveram na mesma idade.

A consulta odontológica com um especialista em Odontopediatria é importante para que a criança receba um atendimento mais lúdico e agradável. O domínio de conhecimentos técnicos específicos, habilidades manuais, recursos tecnológicos, além da capacidade de condicionamento psicológico voltada para o atendimento infantil são essenciais para a entrega de uma experiência inovadora e um tratamento de excelência. 

Atualmente alguns recursos têm auxiliado o Odontopediatra a oferecer uma odontologia mais individualizada e humanizada ao público infantil. Dentre eles podemos citar: 

Mídias audiovisuais para tornar imperceptíveis alguns tratamentos mais demorados;

Anestesia computadorizada que permite anestesia local e procedimentos odontológicos indolores; 

Radiografias digitais para auxiliar no diagnóstico imediato e mais preciso; 

Sedação consciente para proporcionar um atendimento com mais conforto e menos tensão; 

Escaneamento intraoral que permite arquivar uma cópia fiel das arcadas dentárias do paciente, possibilitando devolver o formato original dos elementos dentários em casos onde houve perda ou fratura dos mesmos. Este recurso dispensa a tradicional moldagem das arcadas, muitas vezes causadora de ânsia e desconforto em muitos pacientes.

A odontologia atual vem mostrando que, os recursos tecnológicos, o atendimento personalizado e um profissional capacitado e especializado formam a tríade perfeita para oferecer um atendimento de excelência às crianças. Consequentemente, teremos pacientes com menos traumas, medos e resistências ao consultório odontológico e favoreceremos o cuidado com a saúde bucal que poderá ser mantido nas demais fases da vida.