Cirurgia Plastica: Expectativa X Realidade


Cirurgia Plastica: Expectativa X Realidade

O número de cirurgias plásticas vem aumentando a cada ano em nosso país principalmente porque os resultados são bastante positivos.

Quando o paciente procura a Cirurgia Plástica, um dos principais aspectos a serem observados é o grau de expectativa que ele tem com relação ao resultado.

Ao recebermos no consultório pacientes queixosos com relação a resultados, na maioria das vezes, não há problema algum com a cirurgia, mas sim uma expectativa não alcançada por parte deles próprios. Isso ocorre porque quando o paciente chega para a consulta é muito comum que ele venha com um resultado pós-cirúrgico pronto em sua mente, quase sempre baseado em resultados de amigos ou familiares, ou ainda da internet. Exemplo clássico disso é a paciente que quer colocar prótese de mama de 300 ml “para ficar com os seios do mesmo tamanho da prima”, não levando em consideração que o volume das mamas após o implante de silicone se dará pelo conjunto não só da prótese, mas também pelo tamanho das mamas, proporções de altura, tórax, etc... Outro exemplo clássico é aquele em que a paciente tem sobra de pele na região abdominal após uma gestação e acredita que uma lipoescultura seja a cirurgia ideal para resolver o seu problema. Cabe ao cirurgião explicar que quando há sobra de pele no abdome o procedimento ideal é a abdominoplastia.

Então a dica é sempre tirar ao máximo as dúvidas durante a consulta pré-operatória para que o paciente possa compreender da mais ampla forma possível o que esperar da cirurgia e, principalmente, o que não esperar. É enfim, compreender que a cirurgia plástica tem limites.

Cuiabá é muito bem servida de cirurgiões plásticos, tendo os pacientes excelentes opções. Encontre aquele que mais se encaixe ao seu perfil e boa cirurgia!