Clareamento dental: o que é, tipos e como funciona o procedimento


Clareamento dental: o que é, tipos e como funciona o procedimento

O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência limpa e branquinha? Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a sua procura aumenta na ordem de 30% ao ano no País.

Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas, como acompanhamento profissional – mesmo na sua versão caseira.

O que é clareamento dental?

“É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos”,

Esse procedimento estético é realizado pelo cirurgião-dentista, o qual aplica um produto sobre os dentes que clareia a coloração dos mesmos.

Como funciona o clareamento dental profissional?

O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas.

Esse gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso, o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado.

As moléculas permitem que o dente tenha uma reflexão de luz maior, de modo a se mostrar mais claro.

Como clarear os dentes?

Há duas formas: A primeira é a caseira, em que, como o próprio nome diz, o paciente aplica o produto em casa sob orientação do dentista. Também há o clareamento de consultório, que consiste na colocação de uma substância nos dentes do paciente durante alguns minutos.

Clareamento dental caseiro:

A maior parte desse tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual coloca o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que orienta e supervisiona o tratamento por meio de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Em média, o clareamento dental caseiro dura 14 dias e é frequentemente escolhido por ser menos agressivo.

Clareamento dental no consultório:

Neste procedimento, o dentista aplica sobre os dentes um agente químico oxidante potente. Para evitar queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, é usado um protetor interno.

Dessa forma, o paciente consegue dentes brancos em apenas uma sessão.

Qual método escolher?

Antes de tudo, é necessário realizar uma avaliação para observar se existem contraindicações, como raízes expostas.

Ambos os métodos de clareamento dental são eficazes, mas a escolha varia de paciente para paciente. Atualmente, grande parte dos dentistas recomenda que, para obter melhores resultados, o paciente use os dois conjuntamente: caseiro e profissional.

Cuidados após clareamento dental

Para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados básicos.

- Alimentação

É importante evitar alimentos que tenham uma alta taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após o procedimento, como frutas cítricas e temperos mais fortes.

Alimentos coloridos ou bebidas com corantes também devem ser evitados, como vinho tinto, cenoura, beterraba, café, chá mate e chocolate. Os cuidados com esses produtos que causam manchas são importantes para evitar as marcas indesejáveis nos dentes.

Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes.

Receitas caseiras para clarear dentes: vale a pena?

Algumas receitas caseiras – como limão, bicarbonato de sódio e casca de laranja – até podem remover as manchas dos dentes, mas também desgastam o esmalte, sendo expressamente contraindicadas.

Por isso, é importante seguir apenas as recomendações de um especialista: só ele pode orientar se é mesmo preciso fazer o clareamento dental, qual o tipo mais indicado e qual grau de branqueamento você pode conseguir.

Fonte: AtivoSaúde

Agende uma avaliação – Será um prazer atender você.

Dra. Andressa Pinheiro

CRO-RO 3565