Disfunção Temporomandibular (DTM)


Disfunção Temporomandibular (DTM)

Disfunção Temporomandibular (DTM) é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

1. Dor na região da face;
2. Mudança na mordida de forma súbita;
3. Piora da dor com o uso da ATM (Ex: ao mastigar);
4. Limitação ou travamento de movimentação da mandíbula;
5. Dor irradiada para cabeça, ouvido, dentes e pescoço.

Os pacientes podem ainda apresentar ruídos articulares, como estalos, estalidos ou barulho de “folha seca amassada”.

A DTM é uma condição comum na população?

Existem estudos que mostram que entre 37,5% e 68,6% das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM. Entretanto, verifica-se que a necessidade de tratamento na população adulta é estimada em 15%. Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados uma variação do estado normal.

Quais são as causas para DTM?

Não existe uma única causa isoladamente para DTM. Os pesquisadores costumam dizer que a causa é multifatorial. Isso porque envolvem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o bruxismo.

Eu tenho a mordida torta, seria esta a causa da minha DTM? E se eu não consertar minha mordida, o risco de eu ter DTM é maior?

Estas são as duas perguntas mais frequentes no consultório! E de fato uma oclusão incorreta acarreta um desequilíbrio na harmonia do movimento mandibular. Lembre-se que existem duas articulações atuando sincronizadamente (ATM direita / ATM esquerda) e que se houver algum contato prematuro de algum(s) dente mal posicionado sua mandíbula desviara para “fugir” deste contato indesejado desequilibrando o movimento. Então, se eu apresentar sinais e sintomas de bruxismo ou DTM, qual profissional devo procurar? O profissional mais apto a diagnosticar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais é o cirurgião-dentista.

Eu tenho dor de cabeça e me disseram que seria por causa da minha DTM… E aí?

A dor de cabeça pode ser sim um sintoma associado à DTM, normalmente a DTM muscular. A dor caminha para a cabeça ou pode ser nas têmporas, onde se localiza o músculo temporal. Tem características que lembram uma dor em pressão ou aperto.

MAS ATENÇÃO...

Dor de cabeça é um sintoma que pode estar ligado a diversas condições. Um exemplo, dor de cabeça após ingerir álcool. São as chamadas dores de cabeça secundárias e aqui se insere a dor de cabeça por DTM. Não deixe que a DTM afete a sua qualidade de vida. Solicite um agendamento.