É possível prevenir o Câncer?


É possível prevenir o Câncer?

O câncer é uma das patologias que mais crescem no mundo, ao lado das doenças cardiovasculares. Os gastos com tratamento aumentam anualmente, e estratégias para reduzir e enfrentar a doença são importantes, como a prevenção. Podemos prevenir o Câncer?

Hoje, com os inúmeros avanços da ciência, sabemos que o CÂNCER não é uma única coisa! Cada tipo de câncer tem características únicas e adquirem mutações ao longo do tempo, trazendo dificuldades, tanto ao tratamento, quanto à prevenção de doenças.

A modernidade e industrialização, mudaram nossos hábitos. O sedentarismo; o acesso a uma quantidade maior de alimentos e calorias; a alimentos industrializados com inúmeros conservantes, corantes e farinhas; a produtos com gorduras saturadas em excesso, tudo isto levando a uma maior incidência de doenças cardiovasculares e cânceres.

Temos medidas preventivas primárias, que são as mudanças dos hábitos de vida, buscando eliminar a causa, e as medidas preventivas secundárias, que são a detecção precoce, com exames específicos recomendadas pelas sociedades de oncologia.

Dentre os hábitos de vida, a redução à exposição ao sol em determinados horários e atividade física regular reduzem a incidência de câncer. Uma medida simples é interromper o hábito de fumar. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Tanto o cigarro com filtro, quanto o glamour atual do uso do charuto são maléficos. O hábito de fumar aumenta a incidência do câncer de pulmão , cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias. Este aumento chega a ser até 20 vezes no caso do câncer de pulmão. O fumante passivo (companheira do fumante, colega de trabalho) também está exposto ao risco, com aumento da incidência de câncer.

A obesidade está relacionada a vários tumores como cânceres de mama, endométrio, ovário, esôfago, pâncreas, cólon, reto, vesícula biliar, fígado e rim.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo. As carnes processadas (salsicha, linguiça, presunto, bacon) foram colocados na lista como causadores de câncer. Ingerir, fibras como frutas, verduras, grãos e sementes são medida preventivas que devem ser adotadas, reduzindo a incidência de tumores intestinais. Alimentos com muito sal devem ser evitados (associado ao desenvolvimento do câncer de estômago). Preparar alimentos em altas temperaturas como fritar, grelhar ou preparar na brasa pode liberar substâncias tóxicas e cancerígenas aumentando o risco de câncer de estômago e colorretal. O consumo excessivo do álcool deve ser evitado, pois aumenta a incidência de vários tumores.

Os hábitos sexuais podem aumentar a exposição a vírus carcinogênicos sexualmente transmissíveis como papilomavírus humano- HPV ( relacionado câncer de colo do útero); HTLV-I (relacionado a linfoma/ leucemia); vírus da Hepatite B ( relacionado a câncer de fígado) e HIV que pode desencadear o desenvolvimento de vários cânceres. Medidas preventivas devem ser adotadas, como o uso de proteção e vacinas como para o HPV, adotado pelo Ministério da Saúde no programa de vacinação desde 2014 e indicado para meninas entre 9 e 13 anos.

Medidas e exames reconhecidos como preventivos na mulher:

1. Mamografia- para mulheres acima de 50 anos e com idade menor em pacientes com familiares de primeiro grau com história de câncer de mama;
2. Exame ginecológico- preventivo (Papanicolau) - exame simples, pode prevenir o câncer de colo uterino. Infelizmente ainda hoje este tumor é diagnosticado em fases avançadas da doença, principalmente em serviços públicos;
3. Vacinação HPV entre 9 e 13 anos;
4. Colonoscopia- indicado realizar o primeiro exame aos 50 anos e se negativo, repetir a cada 5 anos;
5. Proteção a exposição ao sol entre 10 e 16h.

Medidas e exames reconhecidas como preventivos no homem:

1. Dosagem no sangue do PSA e o toque retal anual : existem controvérsias entre as diversas sociedades médicas no Brasil e no mundo, a respeito das recomendações para rastreamento do câncer de próstata. De modo geral, se recomenda as avaliações a partir dos 50-55 anos;
2. Pessoas com histórico familiar de câncer de próstata numa idade menor que 65 anos e raça negra, devem iniciar o rastreamento entre 45-50 anos de idade;
3. Colonoscopia- indicado realizar o primeiro exame aos 50 anos e se negativo, repetir a cada 5 anos;
4. Proteção a exposição ao sol entre 10 e 16h;
5. Vacinação HPV ( fora do âmbito de saúde pública).