Em tempos de pandemia do coronavírus, a telemedicina avançou no Brasil e virou uma realidade


Em tempos de pandemia do coronavírus, a telemedicina avançou no Brasil e virou uma realidade

A telemedicina é uma área da saúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. Antes, proibida no país, foi liberada por meio de decreto para funcionamento temporário. E tem dado certo.

Profissionais destacam que as consultas que não são emergenciais, cirurgias eletivas, as que não tem caráter de emergência, precisaram ser adiadas, mas atendem os outros pacientes por meio de videochamadas no WhatsApp e os pacientes se sentem bem próximos.

A orientação foi fechar os consultórios ou reduzir os paciente que não pudessem aguardar a passagem de período da curva de transmissão. 

O que é a Telemedicina?

A telemedicina é uma área da saúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. A especialidade representa o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Desde a década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.

Fonte: E-Noticia