Estresse ou Ansiedade?

Você sabe a diferença?

Estresse ou Ansiedade?

Estresse ou Ansiedade?

Você sabe a diferença entre Estresse e Transtorno de ansiedade?

O estresse está relacionado a sobrecarga, problemas pessoais e pressões pontuais. Essa reação finda quando o problema acaba ou quando a pessoa aprende a lidar com a questão estressora.

Já no Transtorno de Ansiedade, os sintomas aparecem quando a questão problemática ainda não existe de fato, os sintomas são desencadeados pela possibilidade da existência de uma pressão ou problema. É comum a dificuldade de pensar em formas de lidar com o possível problema, além de haver sofrimento interno. Os sintomas também podem persistir mesmo depois que o problema já se resolveu.

Quando estamos em situação de estresse podemos apresentar sintomas emocionais como medo, irritabilidade, raiva, ressentimento e perda de confiança, também alguns sintomas cognitivos como dificuldade para tomar decisões, confusão e pensamentos repetitivos.

No transtorno de ansiedade, além dos sintomas acima, podem surgir sintomas físicos como boca seca, tremores, batimento cardíaco acelerado, aperto no peito, dificuldade para respirar, tensão muscular, dores de cabeça e tontura. A insônia e hábitos disfuncionais (roer unhas, cutucar a pele, comer muito ou não comer, beber álcool ou café em excesso) também podem ser desencadeados pela ansiedade.

Os sintomas costumem interferir no desempenho profissional, nos estudos e nos relacionamentos, prejudicando a qualidade de vida.

O estresse crônico não tratado pode resultar em problemas sérios de saúde, incluindo desenvolver para Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), doenças cardíacas, depressão e obesidade.

O Transtorno de Ansiedade não tratado pode desencadear outros transtornos psiquiátricos, além do risco de doenças cardíacas e metabólicas.

Segue abaixo alguns hábitos que auxiliam na redução  do estresse e podem previnir o TAG:

Atividades Físicas – Aumentam a sensação de relaxamento, liberam hormônios do prazer e aliviam emoções negativas. Elas também podem representar o autocuidado e quebra da rotina.

Dormir  – Diminui a chance de irritabilidade, aumenta a concentração e produtividade e eleva os pensamentos positivos.

Reduzir o consumo de cafeína e álcool – Essas substancias podem causar sintomas físicos e psicológicos de apreensão e ansiedade. O álcool reduz a capacidade de planejamento e aprendizagem. Quando o consumo é constante, surgem dificuldades para gerenciar as tarefas diárias, resultando em sentimentos de incapacidade que leva ao estresse e ansiedade.

Comprometer-se com o possível – Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não se comprometa com o humanamente impossível, sempre digo que, de gota em gota acabamos afogados, não assuma muitas tarefas, não somos maquinas. Ao fazer muitas atividades simultaneamente, aumentamos a sobrecarga cerebral.

Momento sagrado para alimentar-se – Nosso corpo precisa de alimento, reserve momentos para as refeições, ficar sem comer aumenta a irritabilidade e sensação de cansaço.

Seja Você – Pare de se comparar com outras pessoas, esse comportamento reduz a autoconfiança e amor próprio, além de aumentar os pensamentos negativos sobre si. Todas as outras personalidades já existem, você pode ser quem é.

Essas são apenas algumas sugestões que podem auxiliar na redução dos sintomas de Estrese e Ansiedade.

O tratamento de Estresse muitas vezes exige orientação de especialistas e mudanças de hábitos, que incluem atividade física, alimentação e sono adequados. Já o tratamento para Transtorno de Ansiedade inclui, além de atividade física, alimentação e sono adequados, terapia, tratamentos alternativos complementares como mindfulness, meditação entre outros e em alguns casos medicação adequada.

Identifique possíveis gatilhos, busque ajuda especializada para mudar os hábitos e rotina, você merece viver bem.

Desejo para mim, para você e para todos, vidas saudáveis, pausas necessárias e mentes livres de estresse e ansiedade.

Finalizo com a resposta inteligente e verdadeira de Buda para a pergunta: “Buda, o que você ganhou com a meditação? Ele respondeu: - Nada! Mas deixe-me dizer o que perdi: Ansiedade, raiva, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte!”

 

Fonte: Débora Clais