Festas de fim de ano: os cuidados com a sua saúde


Festas de fim de ano: os cuidados com a sua saúde

Os brindes são a grande atração das festas;espumantes, drinques caprichados, cervejas e outros. Com tantas opções de bebidas alcoólicas fica difícil não cair em tentação, mas alguns cuidados devem ser tomados. Todo exagero é perigoso e se tratando de álcool, nem se fala, a famosa ressaca já incomoda. Não podemos deixar de lembrar que álcool e direção não combinam se beber vá de táxi ou chame um motorista de aplicativo.

Especialistas confirmam “Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não”.

Mesa farta, diversas opções de pratos a disposição. A ceia de natal é sempre um atentado a qualquer dieta, priorizar pelo que se gosta e em pequenas porções é o suficiente para manter o equilíbrio e sem a sensação de mal-estar e estofamento. A secretaria de Saúde do Estado do RS alerta que nas estações quentes do ano ocorre o maior  número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As bactérias patogênicas – tais como Salmonelas e Stafilococcus aureus – são as maiores causadoras de surtos gastrointestinais, caso não sejam tomadas medidas preventivas por quem manipula os alimentos. Portanto, tome os devidos cuidados com a preparação dos alimentos que serão servidos na ceia, mantenha sempre sob refrigeração as saladas, molhos a base de leite, carnes e alimentos a base de ovos.

Muitas comidas de final de ano são ricas em sal e condimentos e que elevam a pressão sanguínea. Durante o final de ano, o número de pacientes que chegam à emergência com pressão alta (e até mesmo infarto e AVC) aumenta, sobretudo pelo consumo excessivo de comida e bebida. Portanto, maneire na comida e bebida para não ter graves problemas de saúde. Durma bem, uma boa noite de sono colaboram para recuperação os excessos cometidos nas festas.

Pratique uma atividade física. A atividade física ajuda a queimar aquelas calorias extras ingeridas nas festas.

Aproveite as festas, o ano está acabando, curta os bons momentos que restam de 2019, e que o ano de 2020 seja repleto de saúde e de bons momentos.

Fonte: Corpo e Ação