Gastrite Crônica: o que é e o que comer


Gastrite Crônica: o que é e o que comer

A gastrite crônica é uma inflamação da mucosa do estômago, que dura mais de 3 meses e apresenta uma evolução lenta e muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e ao desenvolvimento de úlceras no estômago. A gastrite pode surgir por causa do uso prolongado de medicamentos ou infecções bacterianas, como a infecção pelo H. pylori, por exemplo.

O tratamento da gastrite crônica é feito sob orientação médica e normalmente envolve uma dieta que deve ser cumprida rigorosamente para que os sintomas da gastrite diminuam ou desapareçam.

Classificação da gastrite crônica

A gastrite crônica pode ser classificada de acordo com a fase da inflamação ou de acordo com a parte do estômago que foi afetada.

De acordo com a fase da inflamação, a gastrite crônica pode ser classificada em:

- Gastrite crônica leve ou superficial, em que somente uma parte do estômago foi atingida, geralmente a parte mais externa, e representa a fase inicial da gastrite crônica;

- Gastrite crônica moderada ou atrófica, na qual o estômago já está bem mais comprometido, sendo considerada uma fase mais avançada;

- Atrofia gástrica, que ocorre quando a parede do estômago está praticamente destruída por completa e representa a fase final e mais grave da gastrite crônica.

Em relação à parte do estômago que foi afetada, a gastrite crônica pode ser:

- Gastrite crônica antral, na qual a parte final do estômago é atingida e geralmente acontece por infecção da bactéria Helycobacter pylori

- Gastrite crônica no corpo do estômago, em que se percebe a inflamação na região central do estômago e normalmente acontece em função de reações do sistema imune.

Dependendo do tipo de gastrite, o gastroenterologista pode determinar qual a melhor forma de tratamento.

Principais causas

A gastrite crônica possui causas diversas, podendo ser o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como a aspirina, infecções bacterianas e virais e a doença de Crohn, que é uma inflamação crônica do sistema digestivo que pode causar sintomas como irritação e sangramento intestinal.

A gastrite crônica é uma doença comum entre os alcoólatras, fumantes, pacientes com uma doença prolongada ou comprometimento do sistema imune.

Sintomas da gastrite crônica

Os sintomas da gastrite crônica são mais sutis que os da gastrite comum, e incluem:

- Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;

- Sensação queimação no estômago;

- Náuseas e vômitos;

- Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;

- Sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;

- Anemia, provavelmente devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.

Estes sintomas nem sempre são percebidos pela pessoa, e geralmente há suspeita de gastrite crônica quando o paciente refere que já teve gastrite e agora apresenta anemia, mesmo alimentando-se corretamente.

A gastrite nervosa também apresenta os mesmos sintomas que a gastrite crônica e a clássica, no entanto não há inflamação no estômago e acontece devido a questões emocionais, como  estresse, ansiedade e nervosismo. Assim, é importante ir ao médico quando surgirem os primeiros sintomas para identificar a causa e estabelecer o tratamento.

O que comer e como é feito o tratamento

O tratamento da gastrite crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação. 

Além disso, é necessário que a pessoa cumpra uma dieta alimentar rigorosa em que é permitido apenas o consumo de alimentos cozidos, com poucos condimentos e água. É importante evitar alimentos apimentados, gordurosos, molhos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados e alimentos embutidos, como salsicha. A mudança alimentar é fundamental para que os sintomas da gastrite diminuam.

Remédio caseiro para gastrite crônica

Um ótimo remédio caseiro para gastrite crônica é o chá de espinheira santa, pois alivia os sintomas da gastrite e atua como um antibiótico natural que ajuda na eliminação da bactéria H. Pylori do estômago, diminuindo assim o risco de úlcera e de câncer de estômago. Uma outra opção caseira é o chá de camomila, que possui propriedades que ajudam a diminuir a inflamação e a aliviar os sintomas.

Fonte: Tua Saúde