Harmonização facial é uma especialidade odontológica


Harmonização facial é uma especialidade odontológica

Em 29 de janeiro de 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece a harmonização facial como especialidade odontológica e dá outras providências.

A harmonização orofacial ou  harmonização facial é um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgiāo dentista responsável pelo equilíbrio estético e funcional da face. Sāo eles:

Toxina botulínica: atua na paralisia do músculo impedindo o movimento do mesmo, prevenindo as rugas futuras e tratando das existentes. Além de várias outras soluções como por exemplo o sorriso gengival, bruxismo (apertamento dos dentes) causando dores de cabeça.

- Preenchimento facial   - (para volume e contorno)

- Preenchimento labial - (volume no lábio mantendo o formato existente )           

- Preenchimento de olheiras 

- Preenchimento de malar - (maçā do rosto causando um efeito lifting)

- Preenchimento de mandíbula - (ângulo) 

-  Preenchimento de mento (queixo) 

-  Preenchimento de sulco naso-labial (famoso bigode chinês)

- Preenchimento sulco naso-geniano (para aqueles onde já tiveram quedas entre os lábios, queixo e as bochechas mais caídas)

- Preenchimento de linhas de marionete (para sustentar a parte inferior).

- Biomateriais indutores de colágenos: são os bioestimuladores (sculptra, skinbooster, radiesse e ellansé). Melhorando muito a flacidez cutânea do paciente e suavizando os sinais do envelhecimento  e melhorando assim o contorno facial. Antes de qualquer procedimento em HOF, deve ser analizada a flacidez cutânea, envelhecimento facial, bem como a qualidade da pele em si. 

- Lazerterapia 

- Lipoplastia facial: bichectomia (remoçâo do corpo adiposo de Bichat). Conseguimos obter um perfil mais afinado e magro, tornando o rosto mais definido e evidente. Indicada para as bochechudas. 

- Lip Lift (cirurgia para correção dos lábios): Visa o rejuvenescimento perioral.Indicada para pessoas que possuem a linha do sorriso baixa e que nâo expõe os dentes ao sorrir. 

-  Redução enzimática de papada: Sāo aplicadas enzimas na regiāo submentual e é possível uma reduçāo no volume de gordura localizada na regiāo. 

- Fios de sustentação facial PDO, fios silhouette: Elimina a flacidez e ajuda a combater o envelhecimento, podendo ainda  causar um efeito lifting tracionando a pele.

Parabéns ao Conselho Federal de Odontologia e demais colegas que se dedicaram a  harmonização facial , uma causa que envolve toda a classe odontológica brasileira. E no fim quem ganhou além da área da saúde foram os pacientes. Importante para o Brasil que é referência mundial em Odontologia.

Fonte: IG