Infecção urinária no paciente com bexiga neurogênica


Infecção urinária no paciente com bexiga neurogênica

O termo “Bexiga Neurogênica” engloba um conjunto de situações onde a bexiga e/ou o esfíncter urinário tem suas funções alteradas por doenças que acometem o sistema nervoso como AVCs, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Lesões da Medula, entre outras.

A forma de manifestação da bexiga neurogênica varia enormemente com o tipo de doença neurológica e seu grau de acometimento, assim como o tratamento realizado.

Uma das complicações mais frequentes deste distúrbio de funcionamento vesical é a infecção urinária, sendo sua principal causa a incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. O resíduo de urina persistente favorece a proliferação bacteriana e consequente infecção. Quando não tratadas adequadamente estas infecções recorrentes podem determinar perda de função dos rins ou mesmo evoluir para infecções de maior gravidade, com risco de vida.

Existem diversas formas de tratamento da bexiga neurogênica e, em particular, do quadro de infecções recorrentes sendo algumas vezes necessário ao urologista lançar mão de mais de uma estratégia de tratamento, assim como dar especial atenção à comunicação com os outros especialistas que acompanham o paciente como: neurologista, fisiatra, clínicos e ortopedista, tanto quanto propiciar ao próprio paciente as informações e esclarecimentos adequados, relativos à sua doença e o planejamento do tratamento, essencial para o bom controle da bexiga neurogênica e das infecções urinárias de repetição.