O presente chamado Presente!

A vida acontece no presente

O presente chamado Presente!

A vida acontece no Agora!

Quantas vezes nos distanciamos mentalmente do momento presente? Quantas vezes nos Desconectamos do Agora? É possível manter a conexão com o hoje? Parar com o desejo de adiantar os dias?

Felizmente é possível desfrutar dos momentos com mais presença e alegria.

A era COVID esta sendo um momento de dificuldade e desafio para todos nós. A tendencia da nossa mente é nos carregar para o passado mais feliz onde os amigos e familiares em casa eram desejados e os abraços eram bem vindos. Ou nos transportar para o futuro, acelerando o filme da vida para cenas em que estamos todos saudáveis e sem medo. E assim, a mente tenta nos ajudar a passar por esse momento com fé e esperança, balsamando nossos corações.

Essas viagens entre o que já foi e o que ainda esta por vir é uma maneira de negar o agora e tudo que ele pode nos ensinar.

Não que seja uma tarefa das mais fáceis, ancorar-se no presente, mas é uma tarefa possível que pode nos trazer muitas coisas boas, mesmo em meio a uma situação caótica como a Pandemia. Estamos com dificuldades de simplesmente estar no mundo, atualmente muitas telas nos seduzem para o mundo externo, o sentimento de ambição exacerbado nos empurra a agir em função de algo que ainda nem esta aqui. “Se não estamos no agora, onde estamos?” “Inconscientes, sentados com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar?” como diz o querido Raul. "Consumindo inutilmente nosso tempo na total irracionalidade, como um Cronos devorador?”

Entender e respeitar o processo da realidade, atravessar o momento doloroso e aprender a lidar com ele, estar presente no agora, com mente lucida para extrair da situação a experiencia e os elementos para lidar com as dores emocionais e físicas nos fortalece e nos habilita para vida.

Técnicas de contemplação, meditação, eutonia, ioga nos educa e permite o acesso a sabedoria do nosso corpo. E, neste acolhimento e compreensão dessa habilidade inata, nossas feridas vão cicatrizando.

Ouço o discurso que os dias estão passando muito rápido ou que todos os dias parecem iguais. O risco é de os anos voarem como o vento e a gente não saber responder onde esteve esse tempo todo. Perceber que fomos nos distanciando da realidade e nos carregando para uma matrix mental e não nos damos conta de quando começamos a nos perder.

Para que essa sensação não nos persiga, experimentemos fincar nossa mente no presente, nossos sentidos no aqui e agora, lembrando que a principio deve ser como um treino mental, para então se tornar automático. Olhe a cor do céu, repare na temperatura do ambiente, na sensação da água enquanto toma um banho, no sabor do alimento enquanto mastiga calmamente, um prazer novo, uma dor escondidinha, um ´peito apertado, uma saudade, um coração desperto. Tudo que surge também desaparece, como dizem: Tudo passa! Por isso, enquanto não passamos, enquanto estamos AQUI e AGORA, olhar com atenção para cada um desses acontecimentos é uma prova que a vida existe  e resiste dentro de nós.

Sair do piloto automático, e retomar as rédeas de si e da vida. Quanto mais atentos e conscientes ao que nos acontece dentro e fora de nós, mais lucidez recursos teremos para fazer escolhas que nos aproximam de quem verdadeiramente somos e de quem queremos nos tornar. Um leque de possibilidades é aberto e nos leva a viver a vida com mais alegria e leveza quando paramos para notar os detalhes que compõe nossos dias.

Manter nossa atenção no presente, focar no agora, nos permite diferenciar o que está realmente acontecendo daquilo que imaginamos que pode acontecer, isso nos conecta com a experiencia de estarmos vivos. A vida é o que somos e onde estamos agora, não onde o medo e a ansiedade nos levam.

Quando a mente te levar para longe, experiente usar os cinco sentidos, com eles podemos nos conectar com o presente, o corpo é a nossa principal ponte com o hoje.

Viver no agora é seguir o ritmo de cada fase, render-se ao presente é curativo, parar de nadar contra a correnteza, soltar e flutuar com o rio, é um ato consolador de amor e de encontro. Entre em contato com seu corpo, com sua respiração e seja observador dos seus pensamentos, eles são como nuvens, vem e vão. Viver no presente sem presença é caminhar para alienação. A lucidez, filha da presença, nos mostra que responsabilidade e liberdade caminham juntas.

Desejo para mim, para você e para todos, muita presença no hoje, para que possamos cainhar com consciência dos dias e da vida que é um grande presente dado a nós, que saibamos apreciar esse valioso presente!

Concluo com um belo trecho de um sagrado livro:

Eclesiastes

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
 

 

Fonte: Débora Clais