O que é Fascite Plantar? tratamento e dicas - Pés Sem Dor


O que é Fascite Plantar? tratamento e dicas - Pés Sem Dor

A fascite plantar é definida como a inflamação da fáscia plantar, uma camada fibrosa de tecido que reveste a sola do pé, estendendo-se do calcanhar até a região próxima aos dedos, onde ficam os metatarsos. Sua principal função é auxiliar na sustentação do arco longitudinal medial (a curvatura no meio do pé), ajudando no amortecimento e impulsão.

Essa é uma das patologias mais comuns que ocorrem nos pés. Esse processo inflamatório é causado, principalmente, por sobrecargas geradas pelo sobrepeso, atividades de alto impacto, uso de calçados inadequados e alterações no arco plantar. A fascite pode causar dores fortes no calcanhar e no arco do pé, gerando dificuldades e complicações durante uma simples caminhada ou a realização de atividades diárias.

A fascite plantar é, frequentemente, confundida com esporão de calcâneo, porque o surgimento de uma protuberância óssea na região inferior do calcâneo (o osso do calcanhar) pode causar dor na mesma região. A principal diferença entre as duas patologias é que a fascite plantar afeta a fáscia, a camada fibrosa de tecido, enquanto o esporão é um pequeno crescimento ósseo anormal que pode levar as estruturas ao redor à inflamação.

Pesquisas realizadas mostram que a dor no arco do pé é uma das maiores queixas da população. As mulheres, por sua vez, são as que mais reclamam de dor no local, principalmente pelo uso de salto alto.

O tratamento ideal da fascite plantar dependerá do quadro de dor de cada pessoa. Somente após um diagnóstico correto será possível saber qual a melhor opção dentre os tratamentos existentes. A procura por um especialista é fundamental para que a causa desencadeadora de dor seja descoberta e, a partir disso, tratada.

Na próxima semana acompanhe quais as causas da Fascite Plantar

Agende uma avaliação:

Fonte: Pés sem dor