O que faz o gastroenterologista


O que faz o gastroenterologista

O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarréia, por exemplo. 

O médico gastroenterologista pode trabalhar em clínicas ou em hospitais, pode realizar consultas, exames, receitar remédios e dar orientações sobre o que fazer para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos do abdômen.

Doenças tratadas pelo gastroenterologista

Esta especialidade médica cuida de todas as alterações que acontecem nos órgãos relacionados à digestão, como esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado.

Assim, as principais doenças tratadas são:

Doença do refluxo gastroesofágico, que causa azia, dor e queimação na região do estômago.

Gastrite e úlcera gástrica, que causam queimação e dor no estômago, além de enjôo e má digestão;

Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula. 

Hepatite e cirrose, que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;

Síndrome do intestino irritável, doença que causa desconforto abdominal e diarréia;

Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;

Doença inflamatória intestinal, doença relacionada à imunidade, que causa diarréia e sangramentos no intestino;

Intolerância á lactose, tipo de intolerância alimentar que causa diarréia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados.

Hemorróidas, doença que causa sangramento pelo ânus.

Assim, na presença de sinais e sintomas que indiquem dor ou alteração da digestão, é possível procurar o clínico geral, que é capaz de cuidar de muitas destas doenças, ou o gastroenterologista, que é o médico especialista nesta área.