Pectus – tratamento não cirúrgico pode levar a ótimos resultados


Pectus – tratamento não cirúrgico pode levar a ótimos resultados

Tratamento não cirúrgico, pode levar a ótimos resultados, evitando um grave impacto psicológico em crianças e adolescentes. Conflitos com a aparência são normais na adolescência, porém, muitos jovens e crianças são portadores de uma síndrome chamada PECTUS. O PECTUS é caracterizado por deformidades na parte da frente do tórax que se tornaram conhecidas popularmente como “peito de pombo” (pectus carinatum) e “peito de sapateiro” (pectus excavatum).

Não é uma doença rara, atingindo 1 a cada 100 estudantes, segundo pesquisa realizada pelo médico Haje e Si­mio­ni (2002). A deformidade pode agravar situações como problemas respiratórios, cardíacos, escoliose e cifose. Porém, existe também uma grande necessidade de debater sobre o efeito psicológico, negativo,que pode ocorrer na criança ou adolescente portador de PECTUS. 

Ao prorrogar a busca por um tratamento adequado as complicações se agravam. Entrando na adolescência, a deformidade piora naturalmente pelo crescimento do indivíduo e agravamento da desproporção entre os ossos e cartilagens do tórax. Este impacto é muitas vezes devastador, sendo necessário lidar com a influência dele sobre o bullying, a depressão e o suicídio.

É justamente neste período que, o jovem está em busca de uma identidade. Com a deformidade, pode ocorrer a perda de idealizações, como por exemplo a do corpo “ideal”, podendo dar início a depressão. O jovem começa a se isolar, por medo de se expor, passa a evitar relacionamentos afetivos e o sexo pode se tornar um tabu por receio de exibir o seu corpo.

Quais são os tipos de deformidades pectus?

As deformidades pectus são classificadas de acordo com a localização anatômica da área protrusa ou da área deprimida.

Pectus Carinatum 

Sempre que a deformidade predominante for protrusão na região esternal, na junção condroesternal ou na cartilagem costal adjacente ao esterno, ela deve ser classificada como pectus carinatum.

Pectus Excavatum 

A presença exclusiva de depressão esternal caracteriza o pectus excavatum.

O pectus excavatum é classificado, de acordo com a extensão da depressão, em amplo (PEA) e localizado (PEL). 

Tipos mistos de deformidades podem eventualmente ocorrer. 

Quando iniciar o tratamento? 

O PECTUS CARINATUM, normalmente surge durante a adolescência (de 12 a 14 anos para meninos e 11 a 13 anos para meninas). Alguns casos podem iniciar mais cedo. Para o Pectus Carinatum Superior, que normalmente apresenta uma protrusão rígida, recomendamos início da órtese entre os 4 e 8 anos de idade.  Nos outros tipos de pectus iniciamos o tratamento precocemente quando o paciente apresenta uma deformidade grave. 

Como é o tratamento? 

Denominamos este método de método Dinâmico de Remodelação do tórax (método DR) e o mesmo é baseado na lei da remodelação óssea. Essa abordagem é, portanto, exclusivamente NÃO-CIRÚRGICA!  É uma abordagem CONSERVADORA de longo prazo, pelo uso de órteses (aparelhos ortopédicos) e exercícios.