Por que o coronavírus pode levar a sintomas graves, complicações e mortes


Por que o coronavírus pode levar a sintomas graves, complicações e mortes

Diante da primeira morte confirmada por Covid-19 no Brasil, entenda como o coronavírus é capaz de levar à insuficiência respiratória e ameaçar a vida.

Ainda que a maioria dos infectados apresente quadros leves ou assintomáticos, algumas pessoas estão mais expostas a complicações e morte. É o caso de idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida.

O fato é que os grupos de risco já determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) precisam ampliar a cautela, reforçando a adoção de medidas de higiene e isolamento social. Isso porque, em comum, eles tendem a apresentar uma imunidade menos apta a reagir a tempo e adequadamente ao coronavírus.

O envelhecimento e a presença de doenças crônicas costumam debilitar o sistema imune e facilitar qualquer tipo de infecção. E com a Covid-19 não é diferente. O agente infeccioso invade o organismo, em geral, pelas vias aéreas superiores (boca, nariz…) e, se há brechas nas defesas, consegue se multiplicar e migrar para os pulmões, causando estragos ali.

Veja o caso do diabetes. Quem tem a doença já tem uma imunidade mais baixa, com menor potencial de reconhecer e contra-atacar vírus e bactérias.

E o problema é que, se uma infecção respiratória toma conta do pedaço, a tendência é a glicemia subir, desatando um círculo vicioso que abre ainda mais espaço para o inimigo. Para diminuir o risco os pacientes a se cuidarem: Esse é o momento para ter um bom controle da doença. Para isso, quem tem diabetes deve prezar por um estilo de vida saudável, evitar extravagâncias e circulação desnecessária.

Fonte: Tua Saúde.