Quanto tempo dura um parto normal? E uma cesárea?


Quanto tempo dura um parto normal? E uma cesárea?

Você nunca esquecerá o momento do nascimento do seu filho. A hora em que ele chorar pela primeira vez e quando você finalmente irá tocá-lo irá ficar na sua memória para sempre.

Sendo parto normal ou cesariana, para você o que importará é que a sua vida mudou para sempre.

Normalmente, um trabalho de parto – cuja contagem pode ser iniciada a partir do momento em que as contrações se tornam regulares e com intervalos de cinco minutos ou menos, dura entre 10 e 15 horas, caso essa seja a sua primeira gravidez – a partir da segunda o tempo costuma ser menor. Durante essas horas o útero se dilata, chegando a no máximo 10 centímetros no final, o suficiente para que o bebê possa passar pelo canal vaginal.

Já a cesariana costuma ser bem mais rápida. A intervenção cirúrgica de grande porte que bate recordes no Brasil – 50% do total de partos, contra até os 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), costumam durar de 30 minutos a uma hora.

Antes da cirurgia, a mãe recebe uma anestesia peridural ou raquidiana, ou as duas, além de uma sonda urinária. É feito um corte na região do osso púbico e várias camadas de tecidos são cortadas até que se chegue ao útero. O bebê é retirado e é avaliado por um pediatra.

O fechamento da barriga é mais demorado que a sua abertura. São dados pontos em cada uma das camadas que foram cortadas. A recuperação da cesariana é mais lenta que a do parto normal, afinal trata-se de uma cirurgia. Medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, além de analgésicos, são administrados por um período de até dez dias após o parto.

 

Fonte: Gestação Bebê