Saiba quais são os sintomas e o tratamento da Gastrite Nervosa


Saiba quais são os sintomas e o tratamento da Gastrite Nervosa

A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação no estômago como a gastrite clássica, também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e surgem devido a questões emocionais, como stress, ansiedade e nervosismo.

Este tipo de gastrite tem cura, e pode ser tratado com mudanças na alimentação e com o uso de medicamentos com efeito antiácido e calmante da mucosa, que evitam a azia e o aumento do nervosismo, entretanto, deve-se lembrar que o controle emocional é parte essencial do tratamento.

Principais sintomas
Os sintomas da gastrite nervosa são:
- Dor de estômago;
- Saciedade precoce, que muitas vezes impede o final da refeição;
- Má digestão, descrita pela sensação de que a refeição se mantém no estômago por muito tempo;
- Náuseas;
- Azia;
- Arrotos frequentes.

Esses sintomas podem surgir a qualquer momento, mas intensificam-se em períodos de stress ou ansiedade. Alguns desses sintomas também podem estar presentes em outros tipos de gastrite e confundir o diagnóstico da doença.

Como é feito o tratamento
No tratamento da gastrite nervosa é aconselhado o uso de remédios anti-ácidos como o Pepsamar ou que diminuem a produção de acidez do estômago, como Omeprazol ou Pantoprazol, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico.

No entanto, não é recomendado o uso contínuo desses medicamentos, por isso o ideal é tratar as questões emocionais que provocam os sintomas, com psicoterapia, técnicas de relaxamento, como meditação, além de uma dieta equilibrada e prática regular de atividade física.

Um ótimo remédio caseiro para gastrite é o chá de camomila, que deve ser tomar de 2 a 3 vezes por dia para ativar seu efeito calmante. Outras opções de calmantes naturais são os chás de valeriana, alfazema e flor do maracujá.

Alimentação para gastrite nervosa
Os alimentos indicados para tratar a gastrite nervosa são aqueles de fácil digestão e que têm efeito calmante, como carnes magras cozidas ou grelhadas, peixes, vegetais cozidos e frutas sem casca. Logo após uma crise de dor e mal-estar, deve-se beber bastante água e retomar a alimentação aos poucos, utilizando temperos naturais e evitando a ingestão de leite.

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles ricos em gordura e que irritam o estômago, como carne vermelha, linguiça, bacon, salsicha, frituras, chocolate, café e pimenta. Além disso, para prevenir novas crises de gastrite deve-se parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, chás artificiais, refrigerantes e água com gás.

Outros cuidados importantes são não se deitar logo após as refeições, evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar e se alimentar em locais tranquilos.

Gastrite nervosa pode virar câncer?
A gastrite nervosa não pode virar câncer porque nesse tipo de gastrite não há inflamação do estômago. A gastrite nervosa também é chamada de dispepsia funcional, pois o exame usado para diagnosticar gastrite, chamado de endoscopia digestiva, não mostra a presença de erosões no estômago e, portanto, essa doença não está ligada a maiores chances de desenvolver câncer.

Fonte: Tua Saúde