SerEuFobia

Você tem medo de ser VOCÊ?

SerEuFobia

SerEuFobia

Sim eu sei, essa palavra não existe, mas vou dividir com vocês o porquê pensei nela.

Atualmente tenho recebido no consultório muitas pessoas com fobia (fobia é um tipo de medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo) de ser quem são.

- Debora tenho pânico de ser quem eu sou.

- Por que eu não sou diferente? Gostaria de ser igual meu chefe.

- Tenho medo de mostrar para o mundo e para as pessoas quem eu sou de verdade. Infelizmente tenho escutado com mais frequência frases como essas.

Pessoas lindas de qualidades extraordinárias com medo de mostrar sua essência por um medo irracional de não agradar. Então pergunto: Qual o perigo de alguém não gostar de você como você é? O que de fato perigoso poderá acontecer? Geralmente a resposta é: Nada!

Todos queremos ser amados, temos um certo receio da rejeição, mas a qualquer custo? Pagando o preço de rejeitar quem se é para caber no querer do outro? É caro demais.

Neste contexto, sofrimentos derivados de comparações, sentimentos de inferioridade, de insegurança, opiniões asfixiadas, autocobranças e autocriticas excessivas despertam em algumas pessoas o medo, a fobia de ser quem se é.

Precisamos nos conhecer, saber nossos verdadeiros valores e o nosso valor. Aprender a acolher nossas imperfeições, parar com a mania de querer ser igual fulano ou ciclano, somos quem somos, filhos de quem somos, com as histórias que escrevemos, com as consequências de cada decisão que tomamos, com as dores que enfrentamos, com os amores que amamos. Enfim, se procurarmos no planeta inteiro, outro alguém como você, jamais iremos encontrar, porque és único. Um grande desperdício deixar o medo de ser a única pessoa que poderia ser você vencer e transforma-lo em uma cópia mal feita de alguém que já existe.

Podemos sim admirar outras pessoas, elogia-las por isso, reproduzir comportamentos dos quais acreditamos serem bons, o próprio processo de aprendizagem funciona nesse sentido, mas rejeitar seu corpo, seu jeito, sua história, seu eu por medo, é um assassinato da própria identidade.

Buscar caminhos para o autoconhecimento, acolher a individualidade, amar cada pagina escrita (incluindo as que foram borradas por lagrimas) agradecer por ser quem é, do jeito que é (em tudo daí graças) é um medicamento poderoso para encontrar as causas e extinguir os sintomas do medo de ser quem se é!

Ter em mente que não precisamos preencher as expectativas alheias, não precisamos ser amados por todos (nem os grandes e perfeitos mestres conseguiram isso), podemos viver sem agradar, sem dar justificativa e explicação por tudo, podemos descansar, sorrir, sonhar e acima de tudo lembrar que não precisamos Fazer Tudo.

Saber lidar com a rejeição e com a crítica é importantíssimo, saber que você vai decepcionar e será decepcionado faz parte da vida real. Aprender a dizer o que quer e principalmente o que não quer. Dizer NÃO é super saudável, ouvir NÃO também. Enfim, teoricamente é isso, colocar em pratica é um pouco mais trabalhoso, mas possível.

Busque um caminho, um início.  A terapia pode ser um grande instrumento para que você possa mostrar a música que ecoa de dentro de ti, sem medo de tocar as notas da sua melodia e a cantarolar a letra da sua composição.

Finalizo com o trecho da música Máscara (Pitty)

Diga quem você é, me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida

Tira a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser

Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você

Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja

 

Fonte: Débora Clais