Solitude

Em boa Companhia

Solitude

Quem é uma boa companhia para você? Todos temos uma lista de pessoas que são boas companhias, mas e você, é uma boa companhia para si mesmo?

Como você se sente com sua própria companhia? Você se agrada como agrada a sua visita especial? Seu dialogo interno é gentil igual o diálogo com uma amiga querida? Você observa internamente suas necessidades e cuida delas com carinho?

Você sabe o que é Solitude? Diferente da solidão, solitude é gostar de estar com você.

Tão importante quanto trocar afetos com as pessoas ao redor é ser um visitante assíduo no mundo interno que é maior e mais repleto de habilidades e emoções do que imaginamos.

Quanto mais habitamos no nosso interior mais nos sentimos seguros para lidar com os desafios que surgem todos os dias. Precisamos do contato social, mas também precisamos de um momento só nosso, um silencio para ouvir nossa alma, preservar nossa identidade, observar os recursos que possuímos, aprender a conhecer e reconhecer nossos medos, limites, desejos, planejar nossas metas, reconectar com a nossa essência.

A convivência com os outros é fundamental para nossa existência, precisamos uns dos outros, mas, quando essa convivência passa a ser descomedida, pode nos impedir de desfrutar momentos só nossos, que possibilitam o autoconhecimento e a construção da nossa individualidade. Quando estamos a sós conosco, o nosso Eu brilha. Mas, se colocamos nossa individualidade sempre para depois, esse Eu fica ofuscado e tende a se perder dentro de nós.

Não é egoísmo nem autossuficiência tirarmos um tempinho para nós, um momento sagrado para o autocuidado, a conexão com a espiritualidade, para realizar conversas internas que revelam muito sobre nós.

Para que possamos ter um momento a sós, é necessário disciplina e planejamento, pois muitas vezes as circunstancias da vida nos levam a viver sempre na companhia de outras pessoas, seja por costume, falta de opção, medo de decepcionar quem amamos, seja para evitar desentendimentos, vamos construindo relações tão simbióticas que chegam a nos sufocar.

Tudo em exagero não é bom, precisamos sempre nos lembrar da temperança.

Nesse contexto agitado que compõe nossas vidas, é um desafio nos colocarmos como prioridade. Mas com o tempo vai ficando mais fácil a medida que vamos colocando na agenda um tempoo para nós, assumindo o compromisso de estar em nossa companhia para lustrar, cuidar e muitas vezes resgatar o nosso eu.

Seja sua melhor companhia, descubra o prazer e a liberdade de estar consigo, para depois estar com alguém.

Desejo para mim, para você e para todos que, antes de ser o que quer que seja para os outros, saibamos antes, ser uma companhia agradável e boa para nós mesmos.

Finalizo com a tradução de um trecho da música Good Thing – Zedd e Kehlani

Coisa Boa

Eu reservo mesas para mim
Nos melhores restaurantes, então como sozinha
Eu compro carros velozes
Só para que eu possa dirigi-los lentamente
Eu gosto da minha própria companhia.
Companhia, eu não preciso disso
Não sou sempre fria
Eu sou apenas boa sozinha

Porque eu já tenho uma coisa boa comigo
Sim, eu já tenho tudo o que preciso
As melhores coisas da vida já são minhas
Não me diga que você tem uma coisa boa para mim
Porque eu já tenho uma coisa boa comigo


 

 

Fonte: Débora Clais