Os melhores profissionais da saúde em um único lugar!

As principais causas de infertilidade na mulher


As principais causas de infertilidade na mulher

Infertilidade é a incapacidade de o casal atingir a gravidez após 1 ano de relações sexuais frequentes e sem a utilização de métodos contraceptivos. O primeiro conceito que devemos ter é que a infertilidade é um problema do casal. Os dados são claros: em 30% dos casais, o problema é encontrado no homem e, em 20%, o problema está tanto no homem quanto na mulher. Assim, podemos dizer que em 50% dos casais inférteis, o homem está envolvido na causa da infertilidade. Outro conceito importante é que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal apresenta uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês. Assim, é comum haver algum tempo entre o início das tentativas de engravidar e a gestação. 
As principais causas de infertilidade na mulher são disfunções na ovulação (fator ovulatório), alterações nas tubas (fator tubário), no útero (fator uterino) e cervicites (inflamação no colo do útero). Outra causa importante de infertilidade é a endometriose, doença cada vez mais freqüente em nosso meio.
No homem, as principais causas que encontramos para explicar este problema são: varicocele, processos infecciosos, exposição a toxinas, fatores genéticos, alterações hormonais e obstrução dos ductos de transporte. Além disso, boa parte dos homens com alteração no sêmen não tem qualquer motivo identificável que a explique.
Ao realizar exames, tanto no homem quanto na mulher, o médico identificará qual é o fator causador da infertilidade para que possa ser feito um tratamento.

Dra. Priscila Rosique
Ginecologista e Mastologista
CRM-RO 3685