Os melhores profissionais da saúde em um único lugar!

Conheça um pouco mais sobre Endoscopia digestiva alta


Conheça um pouco mais sobre  Endoscopia digestiva alta

A Endoscopia digestiva alta, ou somente chamada de endoscopia, é o nome dado a um exame que tem como finalidade observar internamente os órgãos do trato digestivo (que incluem o esôfago, o estômago e o duodeno), de modo que se verifique se há quaisquer lesões e patologias.

A endoscopia tem um tempo de duração extremamente curto, variando de 5 a 10 minutos, porém muitas pessoas sentem-se ansiosas ou possuem receio de sentir certa dor ou desconforto.
Para tanto, antes do início do exame, é aplicado um sedativo intravenoso e – dependendo da opção do médico e do pedido do paciente – é feita uma anestesia local na garganta, à base de xilocaína: um spray é borrifado através da cavidade bucal para que a pessoa não tenha tosses ou engasgos durante o procedimento.

O médico poderá também inserir um protetor de boca de modo a proteger o endoscópio (aparelho que fará a endoscopia), assim o paciente não morderá o equipamento,
Após a certeza que a anestesia teve seu efeito, o endoscópio é inserido pela garganta.
O endoscópio é um tubo flexível que possui um chip na ponta, que tem a responsabilidade de capturar as imagens do sistema digestivo.

Graças as suas lentes e luz próprias, o endoscópio consegue capturar ótimas imagens do aparelho digestivo, passando-as após para uma máquina que fará o processamento e exibindo-as em tempo real para que o médico faça uma análise imediata.
Terminado o procedimento, é necessário que a pessoa permaneça em observação até que os efeitos da anestesia passem.

Dr. Rubens Bucar
CRM 1801 - RO