Os melhores profissionais da saúde em um único lugar!

Psicologia para todos


Psicologia para todos

Todos nós passamos por momentos difíceis em alguma etapa da vida. E quantas vezes percebemos em nós e nas pessoas próximas algum sofrimento psicológico?

Podemos dizer que todo ser humano teve durante sua vida um repertório de comportamentos, que dependendo se reforçados ou punidos, continuam a existir ou extinguem-se para sempre. Existem inúmeras coisas das quais as pessoas ainda não sabem e dariam tudo para aprender, porém também existem pessoas que fariam o mesmo para desaprender metade daquilo que a vida lhe ensinou. Na maioria das vezes temos o dever de ‘desmediocrizar’ nossas vidas, resgatar amores, afetos e mudanças. Aprender com quem tiver algo a ensinar e ensinar algo aqueles que estão engessados e inflexíveis dentro de suas opiniões e teses de certo e errado. Existem muitos indivíduos que a cada dia perdem um pouco da sua identidade, devido às pressões coletivas, cobranças individuais e medos padronizados, é importante estar agarrado ao que define cada ser, e isso se descobre apenas estando em contato com sentimentos e emoções, fiéis à própria verdade, não se esquecendo da importância de ser flexível.

Na maioria das vezes o próprio individuo não percebe a necessidade do auxilio profissional, e vai “vivendo”.  O que geralmente acontece é que os problemas aumentam, o corpo inicia um processo de adoecimento e os sintomas comportamentais e emocionais começam a transbordar.

É importante ficar atento para perceber o momento de procurar ajuda. Os sintomas podem começar com preocupações demasiadas, insatisfação com a própria vida, autocriticismo, autocobrança, ideias suicidas, TOC, descontrole emocional, além de fatores externos que muitas vezes nos afetam, como acidentes, perdas e luto. Quanto antes procurarmos ajuda, maiores são as chances de evitar quadros patológicos.

Nos dias atuais, ter um acompanhamento psicológico não é mais luxo e muito menos bobagem. É uma necessidade criada pelo próprio homem, por tantas mudanças, competições e informações. O homem moderno perdeu seu contato com a natureza, desaprendeu a recarregar suas energias como faziam seus antepassados, o resultado é o aceleramento do pensamento, transtornos gerados pela ansiedade, sentimentos demasiados de medo e o desgaste referente aos altos níveis de cobrança, desencadeando o esgotamento físico e mental atualmente chamado de estresse.

Por isso a psicoterapia é tão importante. Ela estende a mão e ajuda as pessoas a encontrarem os sentimentos, identificar as emoções, domar o medo e alterar os comportamentos que não levam a nada a não ser ao desamor, quando na verdade, uma das riquezas mais preciosas que se pode ter é justamente o contrário: amar, porque amar é a coisa mais importante da vida e viver é a única opção real. O psicólogo tem, neste contexto, a função de amparar o cliente, auxiliando na busca por novas alternativas a fim de alcançar ou manter uma qualidade de vida, ressignificação de experiências, além de auxílio no encontro de suas potencialidades e virtudes, favorecendo seu crescimento e a autonomia.

Atualmente os tratamentos voltados para os cuidados das áreas emocionais estão sendo adotados como forma eficaz de prevenir doenças psicossomáticas, patologias causadas por sentimentos que não foram elaborados ou, se quer, acolhidos.

Faça uma análise honesta de sua própria vida e não tenha vergonha de procurar ajuda, VOCÊ é o seu patrimônio mais importante, cuidar desse patrimônio é necessário. Agende uma consulta! Agende-se!

Fonte: @deboraclais