Os melhores profissionais da saúde em um único lugar!

Sim à Vida!


Sim à Vida!

SIM à Vida!!!

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos, foi olhando para esses dados que em 2015 o CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), criou a proposta de associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Hoje, o suicídio no Brasil faz muitas vítimas e mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.  O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém tira a própria vida por um único motivo, a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos. Permitir que as pessoas falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que pensem na morte como solução para as dores.

Mas, para isso, foi necessário um esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas. Quebrar tabus não é fácil, conscientizar e estimular a prevenção é um caminho necessário. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta. Mas como fazer isso se a vítima não entende o que está sentindo e se as pessoas próximas não reconhecem os sinais? Afinal, quais são eles?

Frases de Alarme -  “não aguento mais”, “eu queria sumir” e “eu quero morrer

Mostrar tristeza excessiva e isolamento – Pessoa opta pela solidão mesmo não gostando de estar só.

Mudanças Inesperadas -  Pessoa era vaidosa e para de se cuidar, fazia um esporte e para sem motivos, altera comportamentos, veste-se de forma diferente

Melhoras repentinas – Pessoa deprimida que apresenta melhora repentina pode ser um sinal de que esta despistando os familiares e amigos para executar o plano suicida

Fazer ameaças de suicídio - A maior parte das pessoas que estão pensando em suicídio irão informar um amigo ou familiar das suas intenções.

Faixa Etária (Jovens) - As taxas de suicídio dos jovens brasileiros aumentou mais de 30% nos últimos 10 anos.

 Depressão e drogasSomente 15% dos gravemente deprimidos vão se suicidar, mas a depressão severa continua sendo a maior causa do suicídio. Por isso,   é preciso ficar atento quando a pessoa demonstra zero interesse na vida ou nos outros.

 “Depressão e o consumo de álcool e drogas são responsáveis pelo maior numero de mortes no mundo inteiro”

Por isso, não fique com vergonha e nem se senta inseguro. Depressão é uma doença e, assim como você trataria qualquer outra patologia, é importante buscar ajuda profissional.

Conversar com alguém que tenha tendências suicidas pode parecer complicado, é preciso ter paciência e escolher o tom certo. Quando alguém estiver exibindo sinais de risco, é fundamental falar de forma carinhosa e sem julgamentos. Não diga que ela deve se sentir com sorte pela vida que tem, e nem a faça se sentir envergonhada ou menor pelos seus pensamentos suicidas.

Quem pensar em cometer suicídio deve ligar para o Centro de Valorização da Vida através no número 141, outra boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida, ligando para o número 188, ambos se encontram disponíveis 24 horas por dia. Mas quem convive com essa pessoa também pode entrar em contato com essa linha de assistência. Os atendentes podem ajudar e, inclusive, te instruir e te conectar com psiquiatras e psicólogos.

É preciso saber que, apesar de todas essas bandeiras vermelhas, 25% das vítimas de suicídio não demonstram nenhum sinal significativo. Então, é importante ficar de olho nos pequenos detalhes que podem surgir principalmente depois de algum trauma. Existe um curso gratuito de Prevenção do Suicídio disponibilizado pelo AVASUS, deixo o link para quem interessar: http://pr.avasus.ufrn.br/course/view.php?id=18

Participe da campanha "Setembro Amarelo" todos os meses do ano e ajude a salvar vidas, com amor é possível recomeçar!

Para todos nós, quando a tristeza visitar, quando o dia estiver difícil, desejo que exista AMOR para recomeçar...

Eu te desejo não parar tão cedo

Pois toda idade tem prazer e medo

E com os que erram feio e bastante

Que você consiga ser tolerante

Quando você ficar triste que seja por um dia

E não o ano inteiro

E que você descubra que rir é bom

Mas que rir de tudo é desespero

Desejo que você tenha a quem amar

E quando estiver bem cansado

Que ainda, exista amor para recomeçar...Para recomeçar

Eu te desejo muitos amigos

Mas que em um você possa confiar

E que tenha até inimigos

Para você não deixar de duvidar

Desejo que você tenha a quem amar

E quando estiver bem cansado

Que ainda, exista amor para recomeçar... Para recomeçar!

 

Fonte: @deboraclais