7 razões para visitar o dentista durante a gravidez


7 razões para visitar o dentista durante a gravidez

1. A saúde da boca está relacionada com uma melhor gestação 

Cavidade bucal limpa e livre de doenças evita uma série de encrencas espalhadas pelo corpo. Realizar a manutenção periódica com o dentista ajuda a flagrar e tratar problemas logo no início, antes que eles se tornem mais graves.

2. É importante ficar atenta aos sinais que a boca dá

Alterações na gengiva e na mucosa, sangramento e dentes com manchas não devem ser ignorados em qualquer fase da vida, muito menos durante a gestação. Vale avisar o profissional da saúde se algum desses sintomas der as caras, especialmente durante a escovação ou a passagem do fio dental.

3. Problemas do corpo repercutem na boca

É natural que apareçam alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito na gravidez. Nessas chateações, o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH da região mais ácido, o que afeta dentes e companhia. Após a regurgitação, odontologistas costumam indicar um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação.

4. Elas ficam mais predispostas à inflamação

O corpo da futura mamãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. O aumento do nível dessas substâncias faz subir o risco de inflamações na gengiva. O quadro, conhecido como gengivite gravídica, ainda é bastante discutido entre os experts da área. Os principais sinais são inchaço, dor e sangramento após o uso do fio dental. Caso a condição seja detectada, existem tratamentos, que envolvem a raspagem da placa bacteriana na junção com os dentes.

5. Dá pra planejar melhor procedimentos invasivos

Não é recomendado realizar operações e exames mais complexos — como um raio-x da boca — no primeiro e no terceiro semestre da gestação. Se o dentista acompanha a mulher desde o início, fica mais fácil planejar essas abordagens com o menor risco possível.

6. Tratamentos estéticos e ortodônticos serão postergados

Começar a usar aparelho ou realizar um clareamento dental podem esperar os nove meses. Eles só serão realizados ao longo da gravidez em casos raros, se houver uma necessidade muito grande.

7. Mais um motivo para evitar o ganho de peso

O crescimento do bebê não é desculpa para o acúmulo excessivo de quilos. Além das complicações para a saúde geral, o sobrepeso e a obesidade também são fator de risco para graves inflamações na gengiva.

 

Agende uma Avaliação

Fecini - Odontologia 

Rua Áustria, 3152 - Bairro Jardim Europa

Ariquemes-RO

(69) 3536-0097

 

Fonte: Saúde Brasil