Avanços na cirurgia da coluna vertebral


Avanços na cirurgia da coluna vertebral

A maioria dos pacientes com alterações degenerativas da coluna lombar são tratados com métodos não invasivos como medicamentos, fisioterapia e modificações de hábitos de vida. Uma pequena parcela destes doentes precisam de cirurgias com fusão de algumas vértebras com o uso de implantes.

Este tipo de procedimento é chamado de artrodese. Neste grupo a busca por cirurgias com menor dano à musculatura é constante já que os músculos são importantes estabilizadores da coluna. Dentro desta tendência destacamos três tipos de procedimentos.

XLIF - Essa cirurgia é feita através de um acesso lateral. Tem como vantagem a preservação da musculatura posterior e possibilidade de correção de algumas deformidades, mas não pode ser usada na transição entre a coluna lombar e a bacia.

MIS-TLIF - É a artrodese realizada por via posterior mas utiliza dilatadores e pequenas incisões para preservar a musculatura das costas. Evita portanto que os músculos sejam destacados da parte óssea e percam a função.

ALIF - É um tipo de fusão anterior . A via de acesso é feita através do abdome semelhante a uma cesariana nas gestantes, mas chegando até a coluna. Tem como vantagem evitar a lesão da musculatura e restaurar o eixo da coluna. Mas requer um cirurgião com experiência na via de acesso.