Cicatrizes

“Acredito que as cicatrizes sabem mais sobre a verdadeira beleza do que muitos espelhos!”

Cicatrizes

Todos nós temos uma cicatriz, seja no corpo ou na alma, olhar com amor para a marca das nossas dores pode nos fortalecer.

Olhando para meu corpo posso contar várias marcas, elas denunciam acidentes, quedas, cortes, enfim, coisas que acontecem no percurso chamado vida.

Cada uma das nossas cicatrizes trazem consigo uma história, uma história real, uma história vivida e marcada.

Algumas tribos africanas colecionam cicatrizes como se fossem medalhas, justamente porque elas contam sobre um sobrevivente forte, vencedor de várias dores e continua a caminhada.

Uma ferida é sempre dolorida, mas nosso corpo contém uma inteligência divina, um mecanismo mágico de recomposição, reconstrução e reparação. Olhar para as cicatrizes na pele é lembrar desse processo inteligente de regeneração do nosso corpo.

Assim como as feridas do corpo, as feridas da alma também podem ser regeneradas. O fato é, algumas vezes, negligenciamos ou não permitimos que as feridas internas cicatrizem.

Muitos não permitem limpar a ferida, contar, desabafar, fazer um curativo para o ferimento se curar, ou então, ficamos cutucando a ferida, fazendo sangrar dia após dia, alimentando o ressentimento e a raiva, provocando infecções graves nos ferimentos psíquicos.

A proposta é olharmos com amor para cada uma das nossas cicatrizes, acolher com dignidade e orgulho a nossa história, lembrar quanto somos sobreviventes das nossas dores e continuamos a caminhar de cabeça erguida e coração aberto.

Deixar as feridas da alma serem tratadas, cuidadas para assim, cicatrizarem. As feridas tem o poder de ofuscar nossa luz, não trata-las é apagar o nosso brilho.

Os processos terapêuticos permitem identificar nossas dores, identificar um ferimento sangrando, um machucado que não cicatriza ou até mesmo uma fratura emocional e nos auxilia no caminho da cura. Compreendendo o acontecimento, dando um novo significado para a dor, cicatrizando, deixando a marca apenas e sanando a dor.

Quem reclama ou lamenta as feridas, perde a força e o que aconteceu fica em vão; não cicatriza. Orgulhe-se da sua história, das suas cicatrizes! Elas são marcas da sua vida, da sua força, cada cicatriz é um mestre nos ensinando algo importante. Forte é quem encontra gratidão, em meio a tantas cicatrizes. 

“Acredito que as cicatrizes sabem mais sobre a verdadeira beleza do que muitos espelhos!”

 

Fonte: Débora Clais e Queila Rodrigues