Para evitar o enjoo sentido ao andar de avião, também conhecido como cinetose, deve-se fazer refeições leves antes e durante o voo, e evitar principalmente alimentos que estimulam a produção de gases intestinais, como feijão, repolho, ovo, pepino e melancia.
Esse tipo de enjoo pode ser sentido em viagens de carro, de barco, trem ou avião, e é causado pela dificuldade do cérebro se acostumar com a movimentação constante. Em algumas pessoas mais sensíveis este sintoma pode surgir também ao ler durante o trajeto de carro ou ônibus, por exemplo. Neste caso, o cérebro da pessoa pode achar que está sendo envenenado, e a primeira reação do corpo é estimular o vômito.
A cinetose provoca sintomas como mal estar, náuseas, enjoos, tonturas, suor, arrotos, sensação de calor e vômitos.
Quem tem maior tendência a sofrer desse problema são principalmente mulheres, gestantes, crianças maiores de 2 anos, e pessoas com histórico de labirintite, ansiedade ou enxaqueca.
A alimentação que deve ser feita varia de acordo com a duração da viagem, como mostrado a seguir:
Em voos curtos, com menos de 2 horas de duração, os enjoos são mais raros e podem ser evitados apenas com o consumo de refeições leves antes da viagem, como maçã, pera, pêssego, frutas secas, bolachas sem recheio e e barrinha de cereais.
A refeição deve ser feita entre 30 a 60 minutos antes da viagem, e durante o voo deve-se consumir apenas água.
Os voos longos, especialmente os que atravessam muitos fusos horários ou que duram a noite toda, são os que mais causam mal estar. Até 1 dia antes de viajar, deve-se evitar o consumo de alimentos de que provocam gases, como feijão, ovo, repolho, batata, pepino, brócolis, nabo, melancia, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Além disso, também é importante evitar carnes vermelhas e frituras, além de leite e produtos lácteos, especialmente para quem normalmente já sente algum desconforte com o leite.
Durante o voo, deve-se preferir pratos de peixe ou carnes brancas e com poucos molhos, além beber bastante água.
Já durante a viagem, outras dicas que se pode fazer para evitar os enjoos são:
No entanto, quando o indivíduo apresenta enjoos frequentes deve consultar um otorrino para avaliar a presença de problemas no ouvido, já que este órgão é o principal responsável pelo surgimento de náuseas.
Além dos cuidados com a alimentação, outra estratégia que pode ser usada para combater os enjoos durante as viagens é tomar chá de gengibre antes do voo e beber água com folhinhas de hortelã durante a viagem.
Em casos de náuseas fortes, pode-se utilizar medicamentos como Plasil ou Dramin, que devem ser tomados de acordo com a orientação do médico.
Fonte: Tua Saúde