Como faço para melhorar minha cicatriz?


Como faço para melhorar minha cicatriz?

Toda cirurgia ou incisão na pele resulta em uma cicatriz, podendo ser praticamente imperceptível, ficar aparente ou até mesmo ficar hipertrófica ou queloideana.

Apesar da utilização de técnicas de cirurgia plástica para se obter uma boa cicatriz, existem outros fatores que podem influenciar na cicatrização do indivíduo, como por exemplo, os cuidados pós cirúrgicos e a tendência individual para desenvolver queloide, cicatrizes hipercrômicas e hipertróficas.

Existem diversas maneiras de melhorar a aparência de uma cicatriz, entre elas:

• Compressão local com placas de silicone.

• Injeção local de esteroides na cicatriz.

• Radioterapia superficial.

• Cremes e pomadas específicas prescritas pelo cirurgião plástico.

• Peelings, estes mais indicados para clarear cicatrizes escurecidas.

• Tratamentos a laser, sem dúvida configuram uma das principais ferramentas no combate às cicatrizes inestéticas, melhorando a vermelhidão e diminuindo cicatrizes hipertróficas. Dependendo das características da cicatriz, podemos usar a tecnologia do laser Nd-Yag ou até mesmo do laser Erbium fracionado.

• Remoção cirúrgica da cicatriz, feita pelo cirurgião plástico, onde serão refeitos todos os pontos internos com a finalidade de diminuir a tensão entre os tecidos tratados, e a parte externa deverá receber pontos intradérmicos (que ficam completamente escondidos dentro da incisão). Pode-se optar por fechar a incisão também com o uso de uma cola cirúrgica.

É importante entender que as cicatrizes têm um período de evolução. Geralmente elas precisam de 6 a 24 meses para evoluir totalmente, podendo mudar neste período, tornando- se mais ou menos perceptíveis.

Converse com seu cirurgião plástico para tirar suas dúvidas antes de procurar qualquer tipo de tratamento.