Como identificar e tratar o nariz quebrado


Como identificar e tratar o nariz quebrado

A fratura do nariz acontece quando há a quebra dos ossos ou cartilagens devido a algum impacto nesta região, como acontece por quedas, acidentes de trânsito, agressões físicas ou esportes de contato, por exemplo.  

Geralmente, o tratamento procura diminuir a dor, o inchaço e o sangramento do nariz com o uso de analgésicos ou antiinflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, seguido de uma cirurgia para realinhamento dos ossos. A recuperação costuma ocorrer em cerca de 7 dias, mas, em alguns casos, outras cirurgias podem precisar ser feitas pelo otorrino ou cirurgião plástico para correção total do nariz.

Como reconhecer que o nariz está quebrado

Os principais sintomas de de fratura no nariz são:

- Dor e inchaço no nariz;

- Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos;

- Sangramento do nariz;

- Muita sensibilidade ao toque;

- Deformidade do nariz;

- Dificuldade para respirar pelo nariz.

As crianças apresentam menor risco de fratura no nariz, porque seus ossos e cartilagens são mais flexíveis, mas, geralmente, são causadas por quedas.

Em bebês, os ossos do nariz podem fraturar no momento do parto e, neste caso, é identificado pela deformidade do local, e a cirurgia para correção deverá acontecer o mais rápido possível, para evitar que o nariz fique permanentemente torto ou com dificuldades respiratórias. 

O que fazer em caso de suspeita de fratura

No caso de suspeita de fratura, é aconselhado:

- Fazer uma compressa fria no nariz, por cerca de 10 minutos, para diminuir a dor e o inchaço;

- Não mexer ou tentar colocar o osso no lugar, porque isto pode piorar a lesão;

- Usar medicamentos analgésicos, como dipirona ou paracetamol ou antiinflamatórios, como ibuprofeno para alívio da dor;

- Observar se há sangramento, e, se o nariz estiver sangrando, deve-se permanecer sentado ou com a cabeça inclinada para frente e respirar pela boca. Se o sangramento for intenso, pode ser colocada uma gaze ou algodão para tampar a narina, sem empurrar muito. Não virar a cabeça para trás, para que o sangue não acumule na garganta, e não assoar o nariz, para não piorar a lesão. 

Se o inchaço não melhorar em algumas horas após a realização da compressa fria, é aconselhado ir ao pronto socorro. O médico irá detectar a fratura do nariz através da avaliação clínica, podendo ser necessário o Rx para confirmar, e avaliar quando será necessário fazer a cirurgia.

Quando é preciso fazer cirurgia

A cirurgia é indicada sempre que ocorre uma fratura com desvio dos ossos do nariz. Após o tratamento inicial para reduzir o inchaço, que pode ser entre 1 e 7 dias, é feita uma cirurgia para reposicionamento dos ossos.  O tipo de cirurgia e de anestesia vai depender de cada caso e cada paciente. Em caso de fraturas graves, a cirurgia pode ser feita de imediato.

Após a cirurgia, é feito um curativo especial, que pode ser com gesso ou algum material rígido, para ajudar na fixação dos ossos e pode permanecer por cerca de 1 semana. 

A recuperação da fratura no nariz é rápida em, geralmente, cerca de 7 dias. No entanto, os esportes com risco de provocar nova fratura devem ser evitados por 3 a 4 meses, ou segundo indicação do médico.

Possíveis complicações

Mesmo após todo o tratamento, algumas complicações ainda pode surgir devido a fratura do nariz, que também devem ser corrigidas por medicamentos ou cirurgia. As principais são:

- Marcas roxas na face, devido ao acúmulo de sangue após o sangramento;

- Diminuição do canal do nariz, que pode dificultar a passagem do ar, devido a cicatrização irregular;

- Obstrução do canal lacrimal, que impede a passagem das lágrimas, por alterações na cicatrização;

- Infecção, devido a abertura e manipulação do nariz durante a cirurgia.

Em até 1 mês, a fratura do nariz deve estar completamente solucionada, e o inchaço desaparece completamente. No entanto, a pessoa pode ainda ter uma alteração da forma e do funcionamento do nariz na respiração e, por isso, pode precisar ser avaliado por um otorrino ou cirurgião plástico, já que poderão ser necessárias outras cirurgias no futuro. 

Fonte: Tua Saúde