Confira os sintomas, dieta e riscos da diabetes gestacional


Confira os sintomas, dieta e riscos da diabetes gestacional

A diabetes gestacional geralmente se desenvolve perto do 3º trimestre de gravidez devido a uma resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação. Este tipo de diabetes normalmente desaparece depois do parto e, raramente, gera sintomas, embora, em alguns casos, possa surgir visão turva e muita sede.

O seu tratamento deve ser iniciado ainda durante a gestação com uma dieta adequada ou com o uso de remédios, como hipoglicemiantes orais ou insulina, dependendo dos valores de açúcar no sangue.

Adiabetes gestacional quase sempre tem cura após o parto, no entanto, é importante seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico, já que existe um risco elevado de se desenvolver diabetes mellitus tipo 2 em cerca de 10 a 20 anos e também de sofrer com a diabetes gestacional numa outra gravidez.

 

Principais sintomas

 

Os sintomas da diabetes gestacional não são facilmente percebidos, pois muitos são confundidos com as alterações comuns da gravidez, como:

Excesso de fome;

Muita sede;

Ganho de peso exagerado na mulher ou no bebê;

Aumento da vontade para urinar;

Cansaço extremo;

Inchaço nas pernas e nos pés;

Visão turva;

Candidíase ou infecção urinária frequente.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento para diabetes gestacional normalmente é iniciado apenas com uma dieta pobre em carboidratos e a prática regular de exercício físico moderado.

No entanto, nos casos mais graves onde a quantidade de açúcar no sangue é muito superior ao esperado, deve-se optar pelo uso de remédios hipoglicemiantes orais ou insulina a fim de controlar o açúcar do sangue mantendo-o sob índices aceitáveis.

 

Como evitar a diabetes gestacional

 

A diabetes gestacional nem sempre pode ser prevenida porque está relacionada as alterações hormonais típicas da gestação, no entanto, pode-se diminuir o risco de desenvolvimento da diabetes gestacional ao:

Estar no peso ideal antes de engravidar;

Fazer o pré-natal;

Aumentar de peso de forma lenta e gradual;

Alimentar-se de forma saudável e

Praticar exercícios moderados.

A diabete gestacional pode surgir em gestantes com mais de 25 anos, obesas ou quando a gestante tem uma intolerância aos açúcares. Entretanto, também pode se desenvolver em mulheres mais novas ou com peso normal devido as alterações hormonais.

Fonte: Tua Saúde