Antes de realizar uma cirurgia plástica é necessário verificar se está tudo bem para evitar complicações durante a cirurgia ou na fase de recuperação, como anemia ou infeções graves.
Por isso, o médico recomenda a realização de alguns exames pré-operatórios para determinar se está saudável para poder realizar o procedimento e só depois de analisar todos os exames é que indica se existem condições para realizar a cirurgia plástica sem complicações.
Os 5 principais exames recomendados pelo médico para fazer antes de realizar qualquer cirurgia plástica incluem:
O exame de sangue é feito através de uma pequena coleta que é analisada no laboratório e normalmente o medico indica a realização de um hemograma, para avaliar o número de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
Neste exame pode ser necessário jejum, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame e, por isso, deve perguntar ao médico.
O eletrocardiograma, conhecido por ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração. Neste exame o cardiologista avalia o ritmo, a quantidade e a velocidade das batidas do coração do indivíduo.
O eletrocardiograma dura em média 10 minutos, não causando dor e não necessita de nenhum preparo.
Em alguns casos o médico pode indicar um exame de urina que serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário. O médico pode indicar exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum.
Geralmente, a partir dos 50 anos, fumadores ou problemas nos pulmões o médico recomenda a realização de um raio x, para observar os pulmões, além do coração. O raio x ao tórax não exige preparação e não causa dor.
A Ressonância magnética (RM) é um exame de imagem que serve para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores ou outras lesões nos órgãos internos.
Neste exame o doente é colocado dentro de uma máquina e deve ficar sem se mexer enquanto a máquina estiver ligada, que dura entre 15 a 30 minutos. Na maioria dos casos, não é preciso qualquer tipo de preparo, porém é fundamental seguir as indicações do médico.
No entanto, o médico pode recomendar outros exames mais específicos segundo o tipo de cirurgia, como mamografia, por exemplo.
Os testes ou exames pré-operatórios devem ser realizados com no máximo três meses de antecedência da data marcada para a cirurgia plástica e são importantes para garantir o sucesso e segurança da intervenção. Os exames com mais de 3 meses não são válidos porque já podem ter ocorrido algumas alterações no organismo.
Depois de fazer os exames estes são analisados pelo médico e pelo anestesista que indicam se está tudo bem e se pode realizar a cirurgia sem perigo.
Fonte: Tua Saúde