O emagrecimento deve ser motivo de preocupação quando ocorre de forma não intencional, sem a pessoa perceber que está perdendo peso. Em geral, é normal emagrecer após fases de estresse como mudar de trabalho, passar por um divórcio ou perder um ente querido.
No entanto, se a perda de peso não está ligada a esses fatores e nem à dieta ou aumento da atividade física, deve-se procurar um médico para avaliar a causa do problema, que pode ser doenças como problemas na tireoide, diabetes ou câncer.
O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano. Em pessoa com 70 kg, por exemplo, a perda é preocupante quando é maior que 3,5 kg, e em uma pessoa com 50 kg, a preocupação vem quando ela emagrece mais 2,5 kg sem querer.
Além disso, também deve-se estar atento a sinais como cansaço, perda de apetite, alterações no ritmo de funcionamento do intestino e aumento na frequência de infecções como gripes.
Quando a perda de peso acontece de forma não intencional e sem motivos aparentes, ela pode estar ligada a problemas como:
Além disso, também é preciso avaliar se a perda de peso está ligada a outros problemas como perda de dentes, anorexia ou bulimia.
A perda de peso durante o envelhecimento é normal quando é lenta e normalmente está ligada à falta de apetite, alteração do paladar ou devido a efeitos colaterais de remédios. Outro motivo comum é a demência, ue faz com que a pessoa esqueça de fazer as refeições e de se alimentar de forma adequada.
Além do emagrecimento, também é normal ocorrer a perda de massa óssea, o que torna o idoso mais frágil e com maior risco de ter fraturas ósseas.
A perda de peso na gravidez não é uma situação normal, porém pode ocorrer principalmente quando a gestante tem muitos enjoos e vômitos no início da gravidez, não conseguindo fazer uma alimentação adequada.
Nestes casos, é fundamental consultar um nutricionista para saber o que fazer e evitar complicações graves que possam prejudicar o crescimento do feto, pois é esperado que a gestante saudável e com peso normal aumente 11 a 15 Kg durante toda a gestação.
A perda de peso é comum em bebês recém-nascidos, que costumam perder até 10% do peso corporal durante os primeiros 15 dias de vida, devido à expulsão de líquidos através da urina e fezes.
A partir daí é esperado que o bebê aumente cerca de 250 g por semana até os 6 meses de vida e vá sempre aumentando de peso e altura conforme o avançar da idade.
Para diagnosticar a causa do emagrecimento, o médico irá avaliar os sintomas apresentados e pedir exames como o exame de sangue, de urina e de fezes, ressonância magnética e raio X do tórax, continuando a investigação de acordo com os resultados obtidos.
Geralmente o clinico geral é o primeiro médico que deve ser consultado e só após os resultados dos exames ele poderá indicar um especialista de acordo com a causa do problema, como endocrinologista, psiquiatra ou oncologista, por exemplo.
Fonte: Tua Saúde