Conheça mais sobre o ronco e apneia


Conheça mais sobre o ronco e apneia

Se você ronca, fique tranquilo, você não está só. Cerca de 30% da população adulta afirma passar pela mesma situação, sendo que o público masculino lidera estes números. No entanto, o ronco não deve ser encarado como um problema, já que é totalmente normal emitirmos sons ao dormir. Durante o sono os músculos da região da garganta relaxam muito e vibram quando o ar passa por eles produzindo o som do ronco.

O ronco deve ser motivo de preocupação quando acompanhado de outros fatores, como, dificuldade para adormecer, sonolência diurna, cansaço e dores de cabeça ao acordar, dificuldade de concentração e despertar muitas vezes durante a noite.

Se você apresenta um ou mais dos sintomas mencionados, é importante procurar o médico para diagnosticar o problema que tem prejudicado a qualidade do seu sono.

O ronco patológico é sinal de que algo não vai bem com a sua saúde e merece atenção, onde cada caso deve ser analisado individualmente. O ronco pode trazer indícios de problemas respiratórios, apneia entre outras questões relacionadas à saúde.

Como consequência pode haver uma sobrecarga cardiopulmonar e prejuízos ao sono, o que causaria sonolência durante o dia, falta de concentração no trabalho, cansaço e irritabilidade, afetando sua rotina e a sua qualidade de vida.

Já imaginou poder acabar com este problema fazendo uma consulta ao seu dentista? Pois isso já é realidade. Aparelhos intrabucais, há décadas, são desenvolvidos e constantemente aprimorados.

Em resumo, os aparelhos utilizam um sistema reposicionador mandibular, trazendo a mandíbula para frente, ampliando o espaço aéreo, impedindo o ronco e o evento da apneia, além de promover a tonicidade muscular da região.

Com sucesso em 95% dos casos, o aparelho intrabucal é reconhecido internacionalmente e é utilizado somente no momento de dormir, o que contribui para uma fácil adaptação dos pacientes. Além disso, outras vantagens são encontradas no modelo como a regulagem, a durabilidade e a portabilidade. O tratamento não é agressivo e pode ser reversível, ao contrário do que era oferecido até pouco tempo atrás, onde os pacientes só podiam contar com métodos invasivos realizados por meio de cirurgias.

Para quem é indicado?

É importante ressaltar que este aparelho é indicado quando a causa do ronco vem principalmente da obstrução das vias aéreas, ou seja, ronco simples e apneias leves e moderadas. O aparelho intrabucal, como já dito anteriormente, reposiciona a mandíbula e facilita a passagem do ar, caso a origem do ronco seja oriunda de outro fator, é necessária a consulta a um médico especialista. O diagnóstico definitivo deve ser definido após a realização de exames como a Polissonografia e a Cefalometria, entre outros. Um profissional qualificado pode indicar o melhor tratamento, considerando as especificidades de cada caso.

O tratamento necessita além do controle polissonográfico, de revisões e acompanhamento sistemático tanto do médico quanto do cirurgião-dentista.