Conheça um pouco mais sobre miomatose uterina


Conheça um pouco mais sobre miomatose uterina

O que é mioma uterino?

Também chamado de leiomioma uterino, fibroma ou fibromioma, o mioma uterino é um tumor benigno que se forma a partir do músculo do útero. Ele pode crescer tanto do lado de dentro quanto no de fora do órgão. É capaz de alterar o formato do útero enquanto se desenvolve.

O mioma é mais comum em mulheres entre os 40 e os 50 anos de idade e de 3 a 9 vezes mais frequente em mulheres negras. Ele não é especialmente prejudicial à saúde e, apesar de poder apresentar alguns sintomas desconfortáveis e alguma chance de causar infertilidade, pode também passar completamente despercebido na vida de uma mulher.

Estudos apontam que entre 75% e 90% das mulheres irão desenvolver um mioma uterino em algum ponto da vida e metade delas não passa por sintoma algum.

Este tumor só afeta mulheres em idade fértil. Não aparece em crianças. Mulheres que já passaram pela menopausa não apresentam novos miomas.

SINTOMAS

Em 50% das vezes, o mioma uterino não apresenta sintoma algum. Eles só são sintomáticos quando crescem o bastante para influenciar algo no útero. Porém, existem sintomas que podem ser incômodos.

Cada tipo de mioma apresenta sintomas variados. São eles:

Alteração no ciclo menstrual, Sangramento, Dor pélvica, Infertilidade, Aumento do volume abdominal, Dor parecida com o trabalho de parto.

Fonte: Assessoria