O tratamento depende da origem do problema e pode incluir uso de medicamentos, cuidados redobrados com a higiene bucal e procedimentos odontológicos.
A melhor maneira de prevenir mau hálito é sempre manter uma boa higiene bucal. Alguns métodos podem ser importantes para ajudar nessa prevenção. Confira:
1- Vá ao dentista regularmente
Ir ao dentista regularmente é fundamental, já que ele pode identificar e tratar precocemente a condição. As consultas regulares podem também colaborar com a limpeza e a manutenção da saúde bucal.
2- Higienize bem os dentes
Manter uma boa higiene bucal, com escovação três vezes ao dia e uso do fio dental pelo menos duas vezes ao dia é essencial.
3- Limpe bem a língua
A superfície da língua colabora com a formação de saburra, portanto é necessário higienizá-la adequadamente com limpadores de língua ou com as costas de determinadas escovas de dente.
4- Beba água
Beber muita água é fundamental para manter a mucosa sempre úmida e hidratada. O ideal é consumir em média de 2 litros por dia.
5- Cuide da alimentação
Mantenha a higienização bucal sempre que alimentos que causam mau hálito forem ingeridos.
Além disso, siga essas dicas:
Realize pequenas refeições a cada 3 horas: o jejum prolongado pode favorecer o mau hálito;
Evite alimentos que contribuam para o ressecamento bucal: geralmente são muito salgados ou condimentados;
Evite o consumo excessivo de alimentos com odor carregado ou que contenham enxofre na composição.
Mantenha na alimentação alimentos duros e fibrosos, que estimulam a salivação, assim como os ácidos.
Evite fumar
O hábito de fumar é um grande causador do mau hálito, visto que os cigarros liberam substâncias químicas que prejudicam o organismo e podem trazer problemas sérios aos dentes e à gengiva.
Evite medicações sem prescrição
Evite o uso indiscriminado de remédios sem indicação médica, pois alguns deles podem ter efeitos colaterais como halitose.
Não use apenas balas ou pastilhas
É comum que as pessoas tentem disfarçar o mau hálito com pastilhas e balas de menta, porém elas não devem ser utilizadas para efetivamente combater a halitose. Além disso, doces com grande quantidade de açúcar podem contribuir para que as bactérias se proliferem ainda mais.
Agende uma avaliação – Será um prazer atender você.
Dra. Andressa Pinheiro
CRM/RO CRO/RO 3565
Odontologia • Clínica Geral
Ariquemes / RO
Fonte: Tua Saúde