Doação de Sangue, eu posso doar?


Doação de Sangue, eu posso doar?

A doação de sangue é um ato voluntario, altruísta e por lei não pode haver pagamento para um doador de sangue. Isto evita que pessoas necessitadas possam doar sangue em troca de dinheiro, aumentando a segurança e tornando o ato de doar mais consciente. Frequentemente me abordam perguntando sobre a doação de sangue: Posso doar? Vão tirar quantos litros? Não vou passar mal? Posso comer? Porque preciso doar para uma familiar que esta internado no Hospital?

Vamos do principio: o surgimento da medicina transfusional (hemoterapia). A primeira transfusão sanguínea data de 1800 e a partir dai os avanços com a segurança da doação e da transfusão ocorreram em grande velocidade. A partir de 1900 com o descobrimento dos tipos sanguíneos (sistema ABO), a transfusão passou a ser usada em larga escala, principalmente a partir da primeira guerra mundial. Posteriormente vieram as descobertas do fator Rh e demais subtipos sanguíneos. Assim, temos os grupos sanguíneos O, A, B, AB com os subtipos Rh + ou Rh -.

Na nossa população, há uma variabilidade na distribuição do tipo sanguíneo, sendo que temos aproximadamente 3% de indivíduos do grupo AB, 10% do grupo B, e a maioria sendo do grupo O (de 40- 50%) e A (30-35%). Em torno de 10 % são Rh- e 90% Rh+. No Brasil, a vigilância sanitária (ANVISA) tem leis específica para hemoterapia que devem ser seguidas.

Importante saber que apesar dos avanços da medicina, não há substitutos para transfusão sanguínea, ou seja, sempre dependerá de uma doação para que pacientes possam receber este tratamento. A transfusão sanguínea não pode ser “PRODUZIDA”. Por isto o Hospital solicita a familiares e amigos de pacientes que reponham os estoques através de doação para que possa haver a continuidade deste tratamento. Lembrar que para homens o intervalo entre doações é de 60 dias e para mulheres de 90 dias.

O volume sanguíneo retirado vai depender do peso do doador, e raramente o doador vai passar mal. Geralmente o doador sente um bem estar pelo ato de poder ajudar pessoas num mundo tão individualista. Se você ainda não é doador e não apresenta impedimento, esta na hora de experimentar esta sensação!

Requisitos:

• Estar em boas condições de saúde.

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessário formulario de autorização);

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos definitivos:

• Hepatite após os 11 anos de idade; Hepatite B ou C;

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

• Uso de drogas ilícitas injetáveis;

• Malária.