Doenças da tireóide e Covid19


Doenças da tireóide e Covid19

O Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia tomou algumas decisões, entre elas como divulgar informações, tranquilizar pacientes e fazer alertas sobre os cuidados.

A pandemia COVID-19 (que aflige toda a população), motivou inúmeras informações, mas nem todas são confiáveis.

Pacientes com doenças de tireoide devem seguir as mesmas orientações destinadas à população geral, ressaltando-se a necessidade de manter o bom controle, tanto do hipotireoidismo quanto do hipertireoidismo e se necessário, procurar auxílio do seu endocrinologista.

Pacientes com doenças tireoidianas, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo e tampouco tireoidite de Hashimoto e doença de Graves, não fazem parte do grupo de risco para a infecção COVID-19. Se essas patologias estiverem descompensadas ou não tratadas, deve-se procurar um especialista.

O tratamento do hipotireoidismo e do hipertireoidismo não deve sofrer nenhuma alteração no caso de contágio com o coronavírus. Recomenda-se que os pacientes mantenham o uso de seus medicamentos e atualizem as medidas de controle clínico, de acordo com as orientações do seu médico.

Nos casos de maior gravidade, em que for necessária a internação hospitalar, é importante que a equipe médica responsável seja informada sobre o tratamento prévio utilizado.

Pacientes com Câncer de Tireoide operados, com ou sem iodoterapia radioativa e sem doença ativa não estão no grupo de risco para gravidade da infecção COVID-19 (não necessitam de cuidados adicionais quanto à proteção ao contágio da infecção. Seguir as orientações do Ministério da Saúde previamente divulgadas à população.

Pacientes com Câncer de Tireoide avançado e com metástases, especialmente pulmonares, podem apresentar maior risco para a gravidade da infecção, tanto pela extensão da doença quanto pelos possíveis efeitos adversos dos medicamentos. Esses pacientes devem tomar mais cuidado, manter o isolamento social e seguir todas as demais medidas já divulgadas pelas autoridades competentes para pessoas de alto risco.

Neste momento de aflição e sofrimento coletivo, é importante mantermos a calma, a serenidade e o otimismo. Projetos de vida devem ser mantidos, embora temporariamente adiados. Estaremos mais seguros se seguirmos as orientações das autoridades e profissionais da saúde. Estabeleçam rotinas diárias em casa, mantenham atividade física mínima, alimentação saudável e evitem bebidas alcoólicas.