Escoliose: o que é e como tratar


Escoliose: o que é e como tratar

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna, que a deixa em forma de 'S'. Apesar de ser mais comum o seu desenvolvimento em adolescentes, as crianças também podem ser afetadas, especialmente quando estão presentes outras alterações como paralisia cerebral, por exemplo.

No entanto, na maior parte das vezes a escoliose é idiopática, o que significa que sua causa exata não pode ser identificada, estando relacionada com diversos fatores como falta de atividade física, má postura e ficar muito tempo sentado ou deitado com a coluna torta.

Um outro fator que pode levar à escoliose é uma perna ser mais curta do que a outra, porque uma diferença de tamanho de pernas maior que 2 cm pode inclinar o quadril e isso alterar a posição da coluna e nesse caso o tratamento deve ser feito com a correção do tamanho das pernas também.

Como identificar

É possível suspeitar de uma escoliose na coluna quando a pessoa apresenta um ombro mais alto que o outro, ou escápulas que são os ossos das costas que também são popularmente chamados de 'asas' estão inclinados ou quando um lado do quadril inclinado para cima.

O ortopedista ou o fisioterapeuta podem pedir que a pessoa faça um teste para identificar a escoliose, nem a necessidade de realizar exames. O teste da escolioseconsiste em:

Ficar de pé, com as pernas afastadas à largura do quadril e inclinar o corpo para frente, para tocar com as mãos no chão, mantendo as pernas esticadas. Se a pessoa não conseguir colocar as mãos no chão, não é preciso forçar muito. Nessa posição o profissional pode observar se surge uma região mais alta da coluna de um dos lados. Se for possível observar este 'alto' isso indica que há uma escoliose desse mesmo lado.

No entanto, é possível que o teste não evidencie a escoliose, e esta só pode ser vista no exame. Nesse caso a escoliose é somente postural e os exercícios e a fisioterapia são os mais indicados para o tratamento.

Além disso, o médico poderá solicitar um exame de raio Xpara observar a posição da coluna. Este exame deve mostrar as vértebras da coluna e também o quadril.

O diagnóstico da escoliose pode ser feito sem exames de imagem, mas estes são importantes para indicar também o grau de inclinação que a pessoa possui, o que é importante para decidir o tratamento.

Tipos de escoliose

A escoliose pode ser classificada de acordo com a sua causas ou com a região de torção da coluna. De acordo com a causa da escoliose, pode ser:

  • Idiopática, quando não se conhece a causa, podendo ainda ser classificada em infantil, quando aparece até os 3 anos, juvenil, quando surge entre os 3 e os 9 anos, e adolescente, quando acontece entre os 10 e 18 anos;
  • Congênita, em que o bebê já nasce com escoliose devido à má-formação das vértebras;
  • Degenerativa, que surge na fase adulta devido a lesões, como fraturas e osteoporose, por exemplo;
  • Neuromuscular, que acontece como consequência de condições neurológicas, como a paralisia cerebral, por exemplo.

Em relação a região de torção da coluna, a escoliose pode ser classificada em cervico-torácica, torácica, toracolombar, lombar e lombossacral. No caso da escoliose lombar, a torção da coluna acontece na região lombar, podendo a curvatura ser para a esquerda ou direita.

Como tratar

O tratamento para escoliose pode ser feito com fisioterapia, uso de colete ou cirurgia na coluna.

Fisioterapia

A fisioterapia é indicada para tratar a escoliose até 35 graus de curvatura e pode ser feita através de exercícios terapêuticos, exercícios de Pilates Clínico, técnicas de manipulação vertebral, osteopatia e exercícios corretivos como o método de reeducação postural.

Colete

Quando a pessoa possui entre 20 e 35 graus de curvatura, além da fisioterapia também é recomendado usar um colete especial chamado Charleston que deve ser usado à noite durante o sono, e o colete de Boston, que é para ser usado durante o dia para estudar, trabalhar e fazer todas as atividades, devendo ser retirado somente para o banho. O colete deve ser recomendado pelo ortopedista e para que tenha o efeito esperado deve-se utiliza-lo o máximo de tempo possível.

Cirurgia

Quando a coluna possui mais de 36 graus de curvatura, é indicada a realização de uma cirurgia para reposicionar as vértebras da coluna no eixo central. Geralmente a cirurgia é indicada para crianças ou adolescentes, que é quando os resultados são melhores e o tratamento mais efetivo. A cirurgia pode ser feita para a colocação de placas ou parafusos para centralizar a coluna.

Fonte: Tua Saúde