Você provavelmente já ouviu falar do Outubro Rosa e Novembro Azul, não é mesmo? Essas são campanhas que já existem há anos e têm como foco a conscientização e identificação precoce do Câncer de Mama e Próstata.
Entenda as doenças: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
Começamos com o Lúpus: uma doença autoimune. Portanto, acontece quando o próprio sistema imunológico começa a atacar os órgãos e tecidos saudáveis do organismo – praticamente como invasores externos. Vale ressaltar que as doenças autoimunes são crônicas. No entanto, ao realizar o tratamento adequado é possível controlá-las e, dessa forma, diminuir os sintomas – que infelizmente são bastante dolorosos.
Já a Fibromialgia é uma doença reumatológica e hereditária! É mais comum afetar mulheres com cerca de 30 a 60 anos. Porém, em alguns casos, pode surgir na infância ou na adolescência. Os sinais da doença são problemas mais comuns, como dor muscular crônica, fadiga, alterações de sono, memória e humor. Por essa razão, muitas vezes o diagnóstico não é concluído de maneira rápida.
Assim como a Lúpus, não tem cura, mas com o diagnóstico no tempo certo e com o início do tratamento ideal é possível que o paciente tenha uma boa qualidade de vida e viva sem dores.
Por fim, o Alzheimer que afeta várias regiões do cérebro, resultando em perda de memória recente e falta de coerência na fala. A doença atinge principalmente os idosos, sendo assim, o quadro clínico pode ser confundido com os sintomas comuns da idade. Por esse motivo, é uma doença mais complicada de ser diagnosticada.
Além disso, ela agrava ao longo do tempo.
Ah, e alertamos: por mais que a doença esteja ligada aos idosos, ela pode surgir precipitadamente, então é preciso atentar-se (principalmente se há casos na família). O Alzheimer também tem mais chances de retardar o andamento da doença se for identificada logo no início. Sendo assim, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente.
A importância do Fevereiro Roxo
O lema desta campanha já diz tudo: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Portanto, a sua principal proposta é promover o incentivo do diagnóstico precoce, justamente porque todas essas doenças podem ser retardadas com o início rápido do tratamento adequado. Sendo assim, a campanha tem como objetivo promover mais qualidade de vida e bem-estar aos portadores dessas doenças crônicas.