Fique por dentro sobre as causas e tratamento da Incontinência urinária


Fique por dentro sobre as causas e tratamento da Incontinência urinária


Quando se fala em incontinência urinária, muita gente tem dificuldade em assumir que sofre com o problema. Em muitos casos, o transtorno pode ser passageiro e resolvido com algumas mudanças nos hábitos de vida.

Causas

As principais causas da incontinência urinária são o enfraquecimento dos músculos da pelve, que ocorre com o avançar da idade; gestação e parto; doenças da próstata; diabetes; e doenças neurológicas, como o acidente vascular encefálico (derrame).

Tipos

Por Transbordamento: o paciente tem dificuldade em esvaziar a bexiga, que fica permanentemente cheia e os escapes de urina ocorrem ao longo do dia. Pode
ser pelo aumento da próstata ou doenças neurológicas.

Por Urgência: há a necessidade súbita e urgente de urinar, mas nem sempre é possível chegar a tempo ao banheiro. É o que ocorre em pacientes que têm Bexiga Hiperativa. Segundo pesquisas dos EUA, mais de 33milhoes de americanos são acometidos por esta modalidade de incontinência. Por Esforço: quando há perda de urina ao tossir, sorrir ou realizar tarefas que exijam algum esforço. Geralmente associada à fraqueza dos músculos da pelve.

Diagnóstico e tratamento:

O diagnóstico pode ser clínico. Às vezes, é necessário um exame específico, chamado Estudo Urodinâmico. O tratamento envolve desde mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas e melhora da dieta, e até mesmo a indicação de fisioterapia e/ou cirurgia. Consulte seu médico o quanto antes. Além de evitar o desenvolvimento de doenças mais graves, o tratamento recupera a vida social e autoestima do paciente

 

Fonte: Revista do Vale