O que causa o Transtorno Dissociativo de Identidade e como identificar


O que causa o Transtorno Dissociativo de Identidade e como identificar

O transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como transtorno de múltiplas personalidades, é uma alteração psicológica em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

Diferente da dissociação simples, que pode surgir em qualquer pessoa, e provoca a sensação de perda momentânea da noção da realidade, como se sonhasse acordado, o transtorno dissociativo de identidade é uma situação complexa, em que variadas identidades se alternam no controle da mesma pessoa, provocando sintomas como alterações da memória, sensação de estar perdido por um período de tempo, mudanças repentinas de atitudes e opiniões ou sensação de que o corpo não lhe pertence.

O tratamento deste transtorno é orientado pelo psiquiatra, e deve ser feito com psicoterapia e, se necessário, uso de medicamentos para aliviar a ansiedade ou sintomas depressivos e, apesar de nem sempre haver uma cura, pode permitir uma associação mais harmoniosa entre as personalidades e um melhor equilíbrio do comportamento. 

Principais sintomas
Os sintomas do transtorno dissociativo incluem:

Ausência de identidade, havendo 2 ou mais personalidades, com características, formas de pensar e agir que são próprias;
Falta de identificação com o próprio corpo ou a sensação de que ele pertence a outra pessoa;
Alterações constantes de comportamento, atitudes e opiniões;
Falhas de memória sobre eventos passados;
Lapsos de memória para situações cotidianas, como esquecer de usar o telefone, por exemplo;
Sensação de que o mundo não é real;
Sensação de estar separado do corpo;
Ouvir vozes ou ter outros tipos de alucinações, como visuais ou sensitivas.
Os sintomas causam sofrimento para a pessoa afetada, além de prejuízo nas relações sociais, profissionais ou em outras áreas importantes da vida. Além disso, é possível que os sintomas se associem com outras síndromes, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, abuso de drogas, automutilação ou comportamento suicida, por exemplo.