O que é Arritmia Cardíaca?


O que é Arritmia Cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentro das arritmias, existem as taquicardias (quando o ritmo é acelerado) e as bradicardias (quando a cadência é lenta demais). Ambas podem se agravar e levar ao colapso do coração.
⠀⠀⠀
O quadro cobra investigação médica, porque compromete o bombeamento do sangue para o corpo e chega a levar, em casos extremos, à morte súbita.
⠀⠀
A arritmia cardíaca mais prevalente na população é a fibrilação atrial, marcada por uma falha na condução dos estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater. Aí, em vez de contrair e relaxar, o órgão fibrila, ou seja, fica apenas tremendo.

Afinal, a Arritmia é um problema benigno ou maligno?

A maior parte dos quadros diagnosticados com Arritmia não são malignos. O problema é considerado gravídico quando está ligado a problemas do coração, como é o caso da insuficiência do órgão. A principal distinção entre ambas é que a arritmia benigna, na maioria das vezes atinge a região superior do miocárdio, que como vimos se trata dos átrios e na maligna a ocorrência atinge a parte superior, conhecida como ventrículos. Além disso, a benigna, embora altere a frequência dos batimentos do coração, raramente põe à vida de uma pessoa em risco, enquanto que à maligna pode promover morte repentina.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra. Pâmela Islane Machadoㅤ
Clinica Médica
CRM/RO 3697 / RQE 1450.

Fonte: Pâmela Machadoㅤ