O que é e para que serve a artroscopia do joelho


O que é e para que serve a artroscopia do joelho

A artroscopia de joelho é uma pequena cirurgia na qual o ortopedista utiliza um tubo fino, com uma câmera na ponta, para observar as estruturas no interior da articulação, sem precisar fazer um corte grande na pele. Dessa forma, a artroplastia normalmente é usada quando existe dor no joelho, para avaliar se existe algum problema com as estruturas da articulação.

Porém, se o diagnóstico já foi feito, através de outros exames como raio X, por exemplo, o médico pode usar na mesma a artroscopia para fazer pequenas reparações no menisco, cartilagem ou nos ligamentos cruzados, ajudando a tratar o problema.

Como é a recuperação da artroscopia

A artroscopia é uma cirurgia com poucos riscos que, normalmente, dura cerca de 1 hora e, por isso, seu tempo de recuperação também é muito mais rápido que o de uma cirurgia tradicional ao joelho. No entanto, este tempo pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com a velocidade de cicatrização e do problema tratado.

Porém, em quase todos os casos, é possível voltar a casa no mesmo dia, sendo apenas importante manter alguns cuidados como:

Ficar de repouso, evitando aplicar qualquer tipo de peso na perna por, pelo menos, 4 dias;

Manter a perna elevada acima do nível do coração por 2 a 3 dias, para diminuir o inchaço;

Aplicar uma bolsa gelada na região do joelho várias vezes ao dia, durante 3 dias para aliviar o inchaço e a dor;

Tomar os medicamentos receitados pelo médico no horário correto, para manter a dor bem controlada;

Usar muletas durante o período de recuperação, até indicação do médico

Além disso, pode ainda ser recomendado fazer sessões de fisioterapia de reabilitação, especialmente nos casos em que houve reparação de alguma estrutura do joelho. A fisioterapia ajuda a recuperar totalmente a força dos músculos da perna e a aumentar a capacidade de dobrar o joelho, que pode ficar prejudicada após a cirurgia.

A atividade física normalmente pode ser retomada cerca de 6 semanas após a artroscopia, de acordo com as indicações do ortopedista. E além disso, pode haver casos em que é importante trocar atividades de grande impacto, dependendo do tipo de lesão no joelho.

Possíveis riscos da artroscopia

O risco de complicações de uma artroscopia é muito baixo, no entanto, como em qualquer outra cirurgia, pode acontecer hemorragia durante a cirurgia, infecção no local da ferida, reação alérgica à anestesia, surgimento de rigidez no joelho ou lesões nas estruturas saudáveis do joelho.

Para evitar este tipo de riscos é muito importante fazer todas as consultas antes da cirurgia, para que o médico consiga avaliar todo o histórico clínico da pessoa, assim como os medicamentos que está utilizado. Além disso, é importante selecionar uma clínica e um médico de confiança e com experiência neste tipo de procedimento.