O que é Gengivite, tratamento, remédios, sintomas, tem cura?


O que é Gengivite, tratamento, remédios, sintomas, tem cura?

A gengivite é uma doença comum na cavidade bucal, caracterizada por uma inflamação na gengiva. Caso não seja tratada, tende a progredir e até mesmo levar à perda dos dentes.

Na grande maioria das vezes, a gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (sujeiras e bactérias) que se aloja entre o dente e a gengiva, o que normalmente implica no sangramento dessa parte da boca.

Se não tratada a tempo, a gengivite pode evoluir e passar a ser uma doença periodontal, conhecida como periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos.

Essa placa bacteriana que fica acoplada nos dentes, também chamada de biofilme, é incolor e adere ao dente após as refeições.

Se a placa não for removida na escovação e com o uso diário de fio dental, ela produz toxinas que interferem na mucosa da gengiva. Nesse estágio da doença, os danos ainda podem ser revertidos, uma vez que o osso e os tecidos conjuntivos que seguram o dente ainda não foram atingidos.

Porém, sem o tratamento adequado, a gengivite pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes na arcada dentária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 4 adultos tenha algum tipo de infecção bacteriana. De 15% a 20% destes casos podem progredir para gengivite severa.

Após concluir os diagnósticos, é importante começar imediatamente um tratamento. Por ser reversível, é importante procurar um dentista já nos primeiros sintomas.