O que é Hidrolipo e suas diferenças


O que é Hidrolipo e suas diferenças

A lipoaspiração tumescente, também chamada de hidrolipo, é uma cirurgia plástica indicada para retirar a gordura localizada, que é realizada com anestesia local, com a pessoa acordada durante todo procedimento. 

Essa cirurgia plástica é indicada quando é preciso remodelar o contorno corporal e não para tratar a obesidade e pode ser usada em todas as áreas do corpo que tenha gordura localizada. 

Diferenças entre hidrolipo, minilipo e lipo light

Apesar de terem nomes diferentes, tanto a hidrolipo, como a minilipo, lipo light e lipoaspiração tumescente se referem ao mesmo procedimento estético. Mas a principal diferença entre a lipoaspiração tradicional e a hidrolipo é o tipo de anestesia que se usa. Enquanto que a lipo tradicional é feita num centro cirúrgico com anestesia geral, a hidrolipo é realizada com anestesia local, mas, por vezes, com grandes doses.

Como é feita a hidrolipo

A hidrolipo deve ser feita numa clínica de cirurgia estética ou hospital, sob anestesia local, mas sempre pelo cirurgião plástico que domina esta técnica. A pessoa deverá permanecer acordada durante todo o procedimento mas não poderá ver o que os médicos estão fazendo, semelhante ao que acontece numa cesariana, por exemplo.

Durante a cirurgia o médico irá introduzir um líquido chamado Klein à base de lidocaína no local da aspiração, juntamente com outros medicamentos que diminuem o sangramento e facilitam a retirada da gordura localizada. Depois irá introduzir uma cânula, que irá "sugar" toda a gordura acumulada.

Ao finalizar a aspiração de toda a gordura desejada, faz-se o curativo e coloca-se a cinta e a pessoa é levada para o quarto para se recuperar. O tempo médio de duração da lipoaspiração tumescente varia entre 2 a 2 horas e meia.

Como é a recuperação depois da hidrolipo

No pós-operatório recomenda-se que a pessoa descanse e não faça esforços, e dependendo da recuperação e da área aspirada, ele pode voltar às suas atividades normais dentro de 3 a 20 dias.

A alimentação deve ser leve e os alimentos ricos em água e os cicatrizantes são mais indicados, como ovos e peixes ricos em ômega 3. A pessoa deve sair do hospital enfaixada e com cinta e esta só deve ser retirada para o banho, devendo ser colocada novamente a seguir.

A drenagem linfática manual pode ser realizada antes da cirurgia e depois da lipo sendo muito útil para retirar o excesso de líquidos que se formam depois da cirurgia e diminuir o risco de fibrose, que são pequenas áreas endurecidas na pele, conferindo um resultado mais rápido e bonito.