Quando o joelho está inchado é aconselhado descansar a perna afetada e aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço. Porém, caso a dor e o inchaço se mantenham por mais de 2 dias é recomendado consultar um ortopedista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Em caso de joelho inchado, o que se pode fazer para tratar o problema em casa inclui:
Manter o repouso, apoiando a perna em uma superfície mais alta;
Aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço;
Aplicar uma compressa morna a partir das 48 horas para aliviar a dor muscular;
Tomar remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno, de 8 em 8 horas e sob orientação de um médico.
No entanto, caso a dor e o inchaço se mantenham por mais de 7 dias é aconselhado consultar um ortopedista, pois pode ser necessário fazer tratamento com fisioterapia, retirar o excesso de líquido do joelho com agulha ou, nos casos mais graves, fazer cirurgia do joelho.
O joelho inchado é um sintoma que pode afetar indivíduos de todas as idades, especialmente quando se praticam desportos de impacto, como futebol, basquete ou corrida, por exemplo, devido a acidentes.
No entanto, o joelho inchado também pode surgir devido a problemas ortopédicos como cisto de Baker, artrose ou problemas de coluna que causam inchaço do joelho e dor ao movimentar a perna. Veja outro sintomas de cisto em: Cisto de Baker.
As causas do joelho inchado são muito diferentes e dependem da localização do inchaço e de outros sintomas. Algumas das causas mais comuns do joelho inchado incluem:
Joelho inchado e doendo: normalmente, surge após lesões esportivas, podendo, por isso, estar sendo causado por lesão no menisco, lesão na cartilagem ou até rompimento dos ligamento.
Joelho inchado e roxo: pode indicar uma contusão ou uma entorse no joelho e é muito frequente após quedas, especialmente em crianças e idosos;
Joelho inchado e estalando: é mais comum em idosos e, geralmente, está relacionado a problemas nas articulações como artrite ou artrose.
Joelho inchado e vermelho: pode estar acontecendo um processo inflamatório ou infeccioso na articulação do joelho e, neste caso, é sempre aconselhado ir ao médico, especialmente se o joelho estiver muito quente.
Já o joelho inchado na gravidez é normal e acontece devido ao inchaço natural das pernas, devido o efeito dos hormônios progesterona e estrogênio, que causam dilatação das veias. O aumento da barriga e do peso da grávida também podem provocar inchaço nas pernas devido ao acúmulo de líquido e à inflamação dos tecidos do joelho.
É recomendado consultar um ortopedista ou ir no pronto-socorro quando o joelho fica inchado por mais de 7 dias, a dor impede a movimentação da perna ou surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC.