O que pode ser dor ao urinar


O que pode ser dor ao urinar

A dor ao urinar, conhecida por disúria, geralmente é causada por uma infecção urinária e, é um problema muito comum em mulheres, principalmente durante a gravidez. Porém, também pode ocorrer em homens, crianças ou bebês, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ardência ou dificuldade em urinar.

Além da infeção urinária, a dor ao urinar também pode surgir quando existem problemas como hiperplasia benigna da próstata, inflamação do útero, tumor na bexiga ou quando se tem pedras nos rins, por exemplo.

Assim, para se fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado é necessário ir no ginecologista ou no urologista que, segundo os sintomas descritos pelo paciente, poderá indicar a realização de exames de diagnóstico, como exame de urina.

Possíveis causas da dor ao urinar

A dor ao urinar pode surgir devido a diversos problemas como:

Cistite: é uma infeção urinária que afeta a bexiga e que causa outros sintomas como vontade frequente para urinar, mal-estar geral ou urina escura;

Pielonefrite: é a infeção dos rins que pode provocar também febre, dor no fundo das costas e urina com mau cheiro;

Uretrite: trata-se de uma infeção urinária que compromete apenas a uretra, gerando sintomas como vontade frequente para urinar, coceira na uretra ou dificuldade para urinar;

Cervicite ou vulvovaginite: apenas acontece nas mulheres devido à inflamação da vulva ou do útero, sendo acompanhada de outros sintomas como corrimento amarelado, febre acima de 38 ºC e sangramento vaginal;

Pedra nos rins: ocorre quando se tem pedras nos rins, criando dificuldade para urinar, além da dor ao fazer xixi;

Doenças sexualmente transmissíveis,como gonorreia ou clamídia: é frequente tanto em homens como em mulheres e gera outros sintomas como corrimento esverdeado, queimação na uretra e febre;

Hipertrofia benigna da próstata: caracteriza-se pelo aumento da próstata do homem que, além da dor, pode causar dificuldade para urinar e vontade frequente de ir no banheiro.

Câncer: o crescimento de um tumor na bexiga, no útero ou na próstata pode causar dor ao urinar e outros sintomas como dor constante, sangue na urina ou cansaço excessivo, por exemplo.

Uma vez que todas as causas têm sintomas muito semelhantes, a melhor forma de identificar o problema correto é ir ao ginecologista ou urologista para fazer exames como exame de urina, ultrassom à bexiga, exame ao útero e vagina, toque retal, ecografia ginecológica ou abdominal, por exemplo.

Outros sintomas da dor ao urinar

A disúria causa dor tipo pontada quando se está a urinar, mas outros sintomas frequentes nesses casos também incluem:

Ter vontade de urinar muitas vezes;

Incapacidade de liberar mais do que pequenas quantidades de urina, seguida por necessidade de urinar novamente;

Ardência e queimação durante a micção;

Sensação de peso ao urinar;

Dor no abdômen ou nas costas;

Além destes sintomas, também podem surgir sintomas como arrepios, febre, vômitos, corrimento ou coceira nos órgãos genitais. No caso de ter algum destes sintomas, é mais provável que tenha uma infecção urinária.

Como é feito o tratamento

Para aliviar a dor ao urinar é sempre necessário ir no médico, para saber qual a causa da dor e fazer o tratamento indicado.

Assim, no caso de uma infecção urinária, vaginal ou da próstata é indicado a toma de antibióticos, como Cefalosporina ou Amoxicilina, receitados pelo médico. Além disso, pode-se tomar um analgésico, como Paracetamol, que ajuda a aliviar o desconforto, mas não trata a doença.

Além disso, quando ocorre tumor nos órgãos genitais, pode ser necessário fazer uma cirurgia para a sua remoção e tratamentos como radioterapia e quimioterapia para curar a doença.